Ônibus aquático no Rio Tietê? Conheça os pontos de embarque e saiba se é possível usar barco no rio


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Já pensou em fazer um passeio de barco pelo rio Tietê? Ou então em usar uma embarcação pelo rio Pinheiros para chegar ao seu trabalho? No futuro, esse pode ser um cenário possível para os paulistanos, se os planos da Prefeitura saírem do papel.

O Plano Municipal Hidroviário (PlanHidro SP), que está em desenvolvimento pela Prefeitura de São Paulo e deve ser concluído em 2025, prevê o uso dos rios da capital para diversos fins, entre eles, o transporte de passageiros. Os rios Pinheiros e Tietê estão entre os corpos d’água estudados para receber barcos, de forma semelhante ao que ocorre na represa Billings, com o Aquático SP.

Além do transporte de passageiros, a Prefeitura prevê o uso das hidrovias para a locomoção de cargas. O órgão público planeja implantar Ecoportos, locais onde os passageiros embarcarão, que também servirão como “Ecopontos”, para o depósito de resíduos sólidos. Os resíduos serão transportados em barcos até os Ecoparques, estruturas que receberão os objetos e, em seguida, irão reciclá-los ou reutilizá-los.

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Pontos de embarque no barco ônibus do Rio Tietê

O rio Tietê foi dividido em dois canais, devido à existência da Barragem de Penha no meio do percurso. Os passageiros que usarem o barco poderão ter acesso a diversos pontos estratégicos, como estações de metrô. Sendo assim, as embarcações serão uma opção para quem quer fugir do trânsito das ruas e acessar a malha ferroviária em seu transporte diário.

Canal central do Rio Tietê

Um viajante que andar de barco no Rio Tietê poderá fazer conexão com os ramais do Rio Pinheiro. Foto: Divulgação/Prefeitura de São Paulo.

O canal central do Rio Tietê, caso siga os atuais planos da Prefeitura, contará com nove pontos de embarque. Esses Ecoportos terão proximidade com a Linha 1-Azul do Metrô e a futura Linha 6-Laranja.

Ilha Órion: Mais ao Leste do mapa. Será o local de baldeação entre o Canal Inferior do Rio Pinheiros e o Canal Central do Rio Tietê, contando com um Ecoporto.

Villas-Bôas–Cintra: O Ecoporto permitirá o embarque de passageiros e terá opções de lazer para a população. A estrutura está próxima ao Parque Orlando Villas-Bôas.

Pirituba: Próximo à Estação Santa Marina, da futura Linha 6-Laranja do Metrô, este Ecoporto contará com uma ponte para pedestres e permitirá a migração dos passageiros para outro modal.

Sumaré: O Ecoporto de Sumaré será estratégico. A estrutura estará próxima da Estação Palmeiras-Barra Funda, que atende a Linha 3-Vermelha, 7-Rubi e 8-Diamante, e do Terminal de ônibus Barra Funda, permitindo que seus usuários acessem rapidamente diversos modais e fujam do trânsito.

Clube Esportivo Tietê: O Ecoporto, além de receber passageiros, deverá abrigar um Clube Esportivo Náutico, com o objetivo de incentivar os esportes náuticos no local, o que já foi uma realidade.

Cruzeiro do Sul: O Ecoporto ficará próximo à estação Portuguesa-Tietê da Linha 1-Azul do Metrô, permitindo a troca de modais.

Parque Novo Mundo: Além de um Ecoporto, será um espaço de lazer próximo ao Parque Piqueri – Vereador Toninho Paiva.

Tiquatira: Será, ao mesmo tempo, um Ecoporto e uma marina, estrutura que permite o “estacionamento” de barcos.

Canal de Circunvalação: Será mais um ponto de baldeação, desta vez entre o Canal Central do Rio Tietê e a área leste do mesmo rio, e contará com um Ecoporto.

Canal leste do Rio Tietê

O barco ônibus do Rio Tietê também seguirá para o leste da cidade. Foto: Divulgação/Prefeitura de São Paulo.

Também será possível andar de barco no canal leste do Rio Tietê, caso os planos da Prefeitura se concretizem. Neste ramal, apenas cinco estruturas estão previstas até o momento. Confira os propósitos de cada uma delas:

Penha: No local, já existe o Porto Penha. É possível que, além do Ecoporto, um Centro Esportivo Náutico comece a operar neste ponto, incentivando os esportes envolvendo o rio.

Parque Ecológico: Este Ecoporto, dentro do Parque Ecológico do Tietê, deverá contar com estações de lazer, além de permitir a parada de barcos com passageiros.

USP Leste: O Ecoporto poderá permitir o acesso de alunos à USP. De acordo com a Prefeitura, no local também pode ser construído um “Estaleiro-Escola, podendo ser integrado a futuros novos cursos superiores ligados à construção naval”.

Jacu: Este será um Ecoporto e um espaço de lazer, localizado dentro da área do Parque Fluvial do Canal Leste do Rio Tietê, que inclui o Parque Ecológico do Tietê.

Itaquera: Deve receber um Ecoparque, onde serão destinados os resíduos sólidos ao longo dos Ecoportos presentes no rio.

Pontos de embarque no barco ônibus do Rio Pinheiros

De forma semelhante ao rio Tietê, a Prefeitura dividiu o Rio Pinheiros em dois canais diferentes. Os passageiros que desejam usar o barco ônibus neste rio terão que fazer uma baldeação no futuro Ecoporto da Vila Leopoldina, se o projeto seguir os planos atuais da Prefeitura.

Os Ecoportos permitirão que as pessoas usem o rio para ter acesso a diversas estações de trem e metrô. Sendo assim, os passageiros poderão fugir das ruas carregadas de veículos e usar embarcações para ter acesso à malha ferroviária, onde farão o restante de seus trajetos.

Canal superior do Rio Pinheiros

No mapa é possível conferir todos os Ecoportos do canal superior do rio Pinheiros. Foto: Divulgação/Prefeitura de São Paulo

Em primeiro lugar, citamos o canal superior, no qual sete estruturas estão previstas. Os portos permitirão que os passageiros tenham acesso a locais de grande movimento, como shoppings, permitirão acesso a Linha 9-Esmeralda e, ao mesmo tempo, serão locais de lazer. Confira:

Tradição: No topo do mapa, deve receber apenas um Ecoporto, que permitirá embarque e desembarque.

Panorama: Próximo da Estação Berrini, da Linha 9-Esmeralda, receberá um Ecoporto e uma ponte que permitirá a conexão com a estação. Ao mesmo tempo, o local também deve receber um espaço de lazer para a população.

Morumbi: Próximo da Estação Morumbi, que atende à Linha 9-Esmeralda e, futuramente, deverá atender à Linha 17-Ouro do monotrilho. Receberá um Ecoporto e poderá facilitar o acesso aos shoppings Morumbi e Market Place.

Santo Amaro: Próximo da Estação Santo Amaro, que atende às Linhas 9-Esmeralda e 5-Lilás. Deve receber um Ecoporto e permitir a conexão com o transporte sobre trilhos.

Ponte Baixa: Deve receber um Ecoporto e espaços de lazer para a população.

Zavuvus: Próximo da Estação Jurubatuba, da Linha 9-Esmeralda. Deve receber um Ecoporto e espaços de lazer.

Pedreiras: Por fim, além de receber um Ecoporto, Pedreiras deve ter um Ecoparque, onde os resíduos sólidos descartados ao longo das outras estações serão levados.

Canal inferior do Rio Pinheiros

No mapa é possível conferir todos os Ecoportos do canal inferior do rio Pinheiros. Foto: Divulgação/Prefeitura de São Paulo

O canal inferior, por outro lado, deve receber menos estruturas do que o superior. No entanto, este trecho contará com atrativos para a população. Por exemplo: um centro de esportes náuticos e parques fluviais. Confira:

Vila Leopoldina: Este Ecoporto será um local onde os passageiros farão uma baldeação para continuarem seu trajeto após saírem do canal superior.

Jaguaré: O Ecoporto ficará próximo à Estação Villa-Lobos/Jaguaré da Linha 9-Esmeralda. Ao mesmo tempo, o local também deve receber um Centro Esportivo Náutico, que incentivará os esportes no rio Pinheiros.

Pirajussara: Além de um Ecoporto e áreas de lazer, este local deve receber um estaleiro-escola, onde poderão ser ministrados cursos na área de construção e operação de barcos.

Córrego Verde: O Ecoporto permitirá conexão com a Estação Pinheiros, que atende às Linhas 9-Esmeralda e 4-Amarela. Ao mesmo tempo, o local também está próximo do Terminal Pinheiros da SPTrans.

Jockey: O ponto permitirá embarque de passageiros e, ao mesmo tempo, será uma marina, que funciona como uma espécie de estacionamento para barcos.

Uberaba: O último Ecoporto do Rio Pinheiros deve permitir conexão com a Estação Vila Olímpia da Linha 9-Esmeralda, além de ser uma área de lazer.