Mais de um terço da população brasileira passa mais de uma hora no trânsito. O levantamento foi desenvolvido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com o Instituto Pesquisa de Reputação e Imagem (IPRI).
De acordo com os dados obtidos, 7% das pessoas ficam entre 2 e 3 horas por dia no trânsito. Ao mesmo tempo, mais 21% da população permanece por entre 1 e 2 horas, totalizando 36%. Além disso, 8% dos brasileiros gastam mais de três horas por dia para se locomover.
A pesquisa realizada entre os dias 1 e 5 de abril de 2023, entrevistou 2.019 pessoas. De acordo com 29% dos entrevistados, ainda, o tempo de locomoção aumentou depois da pandemia.
O recorte do levantamento levou em consideração a população economicamente ativa (PEA) brasileira acima de 16 anos. Os municípios selecionados possuem população a partir de 250 mil habitantes.
No último ano, uma pesquisa realizada pela Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec) mostrou que 44% dos moradores de São Paulo demoram mais de uma hora para chegar ao trabalho.
O levantamento ainda demonstrou que 55% dos entrevistados têm perda na qualidade de vida, agravada pelo tempo no trânsito. Enquanto isso, 51% dizem que a demora afeta a produtividade.