Levando cor ao cenário cinza de São Paulo, o projeto de arte na Linha 5-Lilás expõe painéis de grafites em 37 pilares da via. A maior parte dos artistas pintores residem na região do Capão Redondo, na zona sul da capital paulista, onde a linha cruza. A linha é operada pela ViaMobilidade.
O projeto “Street Art CCR” é uma parceria entre ViaMobilidade, o Instituto CCR e a Dionisio.Ag. A curadoria, sob o tema ‘Mobilidade Humana’, foi realizada pela agência de arte. De acordo com a parceira, as pinturas levam mensagens e cores no que antes existia apenas o cinza do concreto.
Ao todo, participaram 34 artistas e 11 assistentes, além de auxiliares. O projeto, no total, contou com a participação de aproximadamente 60 pessoas. A iniciativa também envolveu 50 crianças da rede pública de ensino, estimulando a expressão por meio da arte, incluindo workshops com artistas da cena.
O objetivo, com a participação de residentes de Capão Redondo, foi valorizar a cultura e os artistas locais. Todos eles contaram, ainda, com remuneração, treinamento e alimentação durante a realização do projeto e das pinturas.
Em 2022, a A ViaMobilidade assumiu a concessão de novas linhas, em um contrato válido por 30 anos. As as Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda possuem 16 trens da série 8900 no total. Os veículos serão entregues até o final deste ano, além de outros 20 novos até o final de 2024.
Os alunos de 13 a 15 anos da Escola Estadual Miguel Munhoz Filho, Jardim Germânia, participaram de dinâmicas de pintura e exercícios de lettering – arte escrita -. Além disso, outras atividades de arte e expressão também completaram a agenda.
Em maio, os alunos participantes, divididos em duas turmas das 9h às 12h15 e 14h às 17h15, receberam aulas práticas e teóricas. Depois, escolheram palavras de ordem e ajudaram os grafiteiros durante a produção.
Leia também: Festa Junina no CTN: como ir de transporte público