Moradores da cidade de Monterrey, no México, chegam a esperar até 25 minutos pelo transporte público, em média. Esse é o maior tempo de espera registrado pelo Relatório Global de Transporte Público Moovit 2024, elaborado pelo Moovit. Apesar do Brasil não ter levado a pior posição, cinco cidades aparecem entre as dez mais demoradas do mundo.
Recife, Belo Horizonte, Salvador, Campinas e Brasília registraram entre 18 e 20 minutos de tempo médio de espera, ficando atrás apenas das cidades de Nápoles, na Itália; a região da Grande Miami, nos Estados Unidos; e a região de Lazio, também na Itália. O relatório analisou analisou 50 cidades e regiões em 17 países diferentes.
Dentro do Brasil, os dez principais colocados marcaram entre 12 e 20 minutos de tempo de espera. A lista inclui Fortaleza (16 minutos), Rio de Janeiro (16), Porto Alegre (16), São Paulo (15) e Curitiba (12). O mesmo relatório também analisou a porcentagem de pessoas que esperam, em média, menos de cinco minutos, uma média de tempo classificada como “boa experiência” pela plataforma.
Em Curitiba, a melhor colocada, cerca de 60% dos passageiros esperam apenas cinco minutos ou menos pela chegada do transporte público. Em São Paulo, 49% dos usuários de transporte público passam este mesmo intervalo de tempo aguardando pelo transporte.
Leia também: Em Barcelona, 80% dos deslocamentos feitos em 2023 usaram meios sustentáveis
O relatório do Moovit também analisou outras quatro categorias relacionadas ao uso de transportes públicos no mundo: tempo de deslocamento, número de transferências, fatores de melhoria e preferências de pagamento. O Brasil voltou aos dez principais países na categoria de ‘Tempo médio de deslocamento’. Em minutos, as cidades do Rio de Janeiro e de Brasília aparecem como a 8ª e 9ª cidades do mundo com maiores índices.
De acordo com os dados, no Rio de Janeiro, o tempo médio de desclocamento é de 58 minutos. A categoria analisou quanto tempo os usuários de transporte público gastam em uma direção (no sentido casa/trabalho, por exemplo), incluindo o tempo de caminhada, espera e a própria viagem.
Em primeiro lugar, como a cidade com maior tempo médio de deslocamento, está a Cidade do México, no México. A capital registrou, em média, 67 minutos para completar um trajeto. Entre as cidades do Brasil, Brasília e São Paulo se unem ao Rio de Janeiro como os três lugares com maiores tempos de deslocamento. Respectivamente, 57 e 55 minutos, em média.
Os dados do relatório também mostram que na capital de São Paulo, cerca de 43% das pessoas fazem baldeação em uma linha de transporte. Outras 35% fazem em duas linhas e mais 12% em três. Em comparação com o Rio de Janeiro, por exemplo, a capital sai na frente, já que no Rio 42% das pessoas fazem apenas uma baldeação.
De acordo com os usuários de transporte público na cidade entrevistados pela plataforma, o principal motivo que os faria utilizar mais o transporte público seria a inclusão de mais veículos. Em segundo lugar, está os passageiros afirmam que ter horários mais confiáveis incentivaria o uso do coletivo.
A maioria das pessoas que utilizam o transporte também afirmou que prefere utilizar cartão de transporte como método de pagamento. Apenas 7% escolheu pagamento em dinheiro e 6% preferem pagar por aplicativos de transporte.
Confira a pesquisa na íntegra: Relatório Global de Transporte Público Moovit 2024