Quais cidades têm os maiores tempos de espera pelo transporte público no mundo? Confira lista

Brasil também aparece entre os principais países com cidades com maior tempo médio de deslocamento total; Rio de Janeiro e Brasília aparecem como a 8ª e 9ª piores. Foto: Divulgação/Prefeitura de Recife

Há 3 dias - Tempo de leitura: 3 minutos, 6 segundos

Moradores da cidade de Monterrey, no México, chegam a esperar até 25 minutos pelo transporte público, em média. Esse é o maior tempo de espera registrado pelo Relatório Global de Transporte Público Moovit 2024, elaborado pelo Moovit. Apesar do Brasil não ter levado a pior posição, cinco cidades aparecem entre as dez mais demoradas do mundo.

Recife, Belo Horizonte, Salvador, Campinas e Brasília registraram entre 18 e 20 minutos de tempo médio de espera, ficando atrás apenas das cidades de Nápoles, na Itália; a região da Grande Miami, nos Estados Unidos; e a região de Lazio, também na Itália. O relatório analisou analisou 50 cidades e regiões em 17 países diferentes.

As dez cidades e regiões com maiores tempos de espera pelo transporte público no mundo. Fonte: Moovit

Dentro do Brasil, os dez principais colocados marcaram entre 12 e 20 minutos de tempo de espera. A lista inclui Fortaleza (16 minutos), Rio de Janeiro (16), Porto Alegre (16), São Paulo (15) e Curitiba (12). O mesmo relatório também analisou a porcentagem de pessoas que esperam, em média, menos de cinco minutos, uma média de tempo classificada como “boa experiência” pela plataforma.

Em Curitiba, a melhor colocada, cerca de 60% dos passageiros esperam apenas cinco minutos ou menos pela chegada do transporte público. Em São Paulo, 49% dos usuários de transporte público passam este mesmo intervalo de tempo aguardando pelo transporte.

Leia também: Em Barcelona, 80% dos deslocamentos feitos em 2023 usaram meios sustentáveis

Outros destaques

O relatório do Moovit também analisou outras quatro categorias relacionadas ao uso de transportes públicos no mundo: tempo de deslocamento, número de transferências, fatores de melhoria e preferências de pagamento. O Brasil voltou aos dez principais países na categoria de ‘Tempo médio de deslocamento’. Em minutos, as cidades do Rio de Janeiro e de Brasília aparecem como a 8ª e 9ª cidades do mundo com maiores índices.

De acordo com os dados, no Rio de Janeiro, o tempo médio de desclocamento é de 58 minutos. A categoria analisou quanto tempo os usuários de transporte público gastam em uma direção (no sentido casa/trabalho, por exemplo), incluindo o tempo de caminhada, espera e a própria viagem.

Em primeiro lugar, como a cidade com maior tempo médio de deslocamento, está a Cidade do México, no México. A capital registrou, em média, 67 minutos para completar um trajeto. Entre as cidades do Brasil, Brasília e São Paulo se unem ao Rio de Janeiro como os três lugares com maiores tempos de deslocamento. Respectivamente, 57 e 55 minutos, em média.

Dados de São Paulo

Os dados do relatório também mostram que na capital de São Paulo, cerca de 43% das pessoas fazem baldeação em uma linha de transporte. Outras 35% fazem em duas linhas e mais 12% em três. Em comparação com o Rio de Janeiro, por exemplo, a capital sai na frente, já que no Rio 42% das pessoas fazem apenas uma baldeação.

De acordo com os usuários de transporte público na cidade entrevistados pela plataforma, o principal motivo que os faria utilizar mais o transporte público seria a inclusão de mais veículos. Em segundo lugar, está os passageiros afirmam que ter horários mais confiáveis incentivaria o uso do coletivo.

A maioria das pessoas que utilizam o transporte também afirmou que prefere utilizar cartão de transporte como método de pagamento. Apenas 7% escolheu pagamento em dinheiro e 6% preferem pagar por aplicativos de transporte.

Confira a pesquisa na íntegra: Relatório Global de Transporte Público Moovit 2024