A Estação Higienópolis-Mackenzie, da futura Linha 6-Laranja, ficará a 69 metros abaixo do solo e será a mais profunda de São Paulo. No entanto, até a inauguração desse ramal, as Linhas 4-Amarela e 5-Lilás continuam sendo as campeãs, com a maior parte das estações mais profundas de São Paulo.
O Mobilidade Estadão ranqueou as 10 estações de Metrô mais profundas da capital paulista em uma lista. Atualmente, a estação mais distante da superfície fica enterrada a 41 metros, o equivalente a um prédio de 14 andares.
Quer saber quais são as estações mais profundas e descobrir se você passa por uma delas no seu trajeto diário? Sendo assim, continue a leitura deste texto.
Leia também: Conheça as 10 estações mais movimentadas do metrô de SP
A décima estação mais profunda de São Paulo é a Campo Belo, que pertence à Linha 5-Lilás. Nesse local, o metrô faz parada a 28,17 metros abaixo do nível do solo. Em seguida, figura a Estação Butantã, da Linha 4-Amarela, que está enterrada a 28,64 metros.
A Estação Luz, que é a segunda mais movimentada de São Paulo, também figura na lista. O ponto de embarque da Linha 4-Amarela na Luz está a 28,66 metros abaixo do nível do solo, o que garante o oitavo lugar nesta lista.
A Estação Chácara Klabin, da Linha 5-Lilás, ocupa o sétimo lugar entre as mais profundas de São Paulo, com sua parada a 31,23 metros abaixo do chão. Na sexta colocação, aparece a Estação Higienópolis-Mackenzie, da Linha 4-Amarela, a 31,89 metros.
Em quinto lugar, figura a Estação Hospital São Paulo, da Linha 5-Lilás, cujo ponto de parada está a 32,2 metros abaixo do solo. Em seguida, aparece a única estação da Linha 2-Verde desta lista: a Estação Alto do Ipiranga, que fica em quarto lugar, a 32,7 metros.
O top 3 das estações mais profundas de São Paulo começa com a Estação Pinheiros, da Linha 4-Amarela, em terceiro lugar. A parada está enterrada a 33,90 metros. Em segundo lugar, figura a Estação Paulista, também da Linha 4-Amarela, a 35,41 metros. Por fim, a campeã é a Estação Santa Cruz, da Linha 5-Lilás, com 41,26 metros de profundidade.
Fonte: Metrô-SP
Leia também: Linha 16-Violeta do Metrô, conheça o futuro trajeto e detalhes do ramal