O transporte público é uma das melhores alternativas de deslocamento quando o assunto é descarbonização. Para comprovar essa afirmação, o MetrôRio lançou neste ano uma ferramenta que calcula e compara os lançamentos de gases de efeito estufa por tipo de veículo. A calculadora de emissão permite ao usuário comparar rotas no Rio de Janeiro utilizando metrô, VLT, ônibus ou automóvel.
Leia também: Um trem da CPTM pode andar pelo trilho do Metrô? Conheça as diferenças dos modais
De acordo com a empresa, a emissão de gases poluentes do metrô por quilômetro é 31 vezes menor que a dos ônibus. A calculadora utiliza fatores de emissão disponibilizados pelo programa Brasileiro GHB Protocol. A elaboração da ferramenta também contou com a parceria da WayCarbon, empresa global especializada em soluções sustentáveis e climáticas.
O cálculo de emissão dos automóveis considera um veículo flex movido à gasolina, com o desconto da parcela de CO₂ biogênico decorrente da adição de etanol à gasolina comercial. O mesmo desconto foi realizado no cálculo da emissão dos ônibus, em relação à adição de biodiesel ao óleo diesel comercial.
Simulamos viagens pela cidade entre alguns dos principais pontos turísticos da capital carioca para estimar quanto de poluentes cada um dos veículos pode emitir nesses trajetos:
Entre Copacabana e o Pão de Açúcar, na Urca, considerando o trajeto de metrô entre as estações Siqueira Campos / Copacabana e Botafogo, o metrô emite 0,006 kg de CO₂e. Os ônibus, realizando o mesmo trajeto, emitem até 0,194 kg CO₂e e os automóveis, 0,254 kg. A medida de CO₂e, de acordo com o MetrôRio, é uma maneira de medir diferentes gases de efeito estufa em uma única unidade.
Entre Copacabana e o Maracanã, na zona norte do Rio, o trajeto calculado pela ferramenta considera o trecho de metrô entre a estação Siqueira Campos / Copacabana e a estação Maracanã. Com essa rota, o passageiro precisa fazer baldeação entre a Linha 1 – Laranja e a Linha 2 – Verde, na estação Botafogo.
A estimativa de emissão de gases poluentes de metrô é de 0,037 kg CO₂e. Ao mesmo tempo, o trajeto realizado com ônibus e carro pode emitir mais de 1,140 kg de CO₂e. A estimativa de emissão de automóvel movido à gasolina é de 1,5 kg de CO₂e.
Saindo de Copacabana até o bairro de São Conrado, a emissão de gases de efeito estufa com metrô é de 0,022 kg CO₂e. De ônibus, a emissão aumenta para 0,686 kg CO₂e e, utilizando automóvel particular, o gasto vai até 0,896 kg CO₂e.