No dia 27 de outubro, os paulistanos irão às urnas novamente para escolher o prefeito. Durante o segundo turno das eleições, os cidadãos de São Paulo poderão contar com transporte público gratuito: trem, metrô, ônibus urbano e intermunicipal estarão com tarifa zero.
Confira os detalhes sobre a operação e em quais horários será possível usar deste benefício. O transporte sobre trilhos e os ônibus estarão com operações com funcionamentos distintos, por isso, é necessário conferir os detalhes.
Leia também: ‘A Tarifa Zero vai além da mobilidade. É também uma questão social, geração de emprego e de renda’
As linhas da CPTM e do Metrô estarão com passagem gratuita no dia 27 de outubro, das 6h às 20h. “Não será necessário apresentar título de eleitor nem comprovante de votação”, explica em nota a Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM).
Leia também: 10 propostas de Guilherme Boulos (PSOL) para melhorar a mobilidade urbana de São Paulo
Leia também: 10 propostas de Ricardo Nunes (MDB) para melhorar a mobilidade urbana de São Paulo
Ao mesmo tempo, as Linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda, operadas pela ViaQuatro e ViaMobilidade, também contarão com tarifa zero durante o segundo turno, das 6h às 20h.
Para fazer uso do benefício, não é necessário aproximar o Bilhete Único no leitor: basta passar pelas catracas nas portas das estações.
Todas as empresas que operam transporte sobre trilhos em São Paulo informam que manterão funcionários nas estações para fornecer orientações. Por fim, CPTM e Metrô declaram que “contarão com trens reserva de prontidão em pontos estratégicos; a operação será monitorada e, se necessário, serão adicionados reforços na frota.”
O segundo turno das eleições ocorre em um domingo, por isso, será possível contar com a habitual tarifa zero nos ônibus de São Paulo. A novidade está no fato de os ônibus intermunicipais também aderirem a gratuidade no dia 27 de outubro. O benefício será válido durante todo o dia.
Por fim, “na EMTU, a programação das linhas metropolitanas seguirá o cronograma habitual de domingos e feriados”. De acordo com a STM: “a operação será monitorada e, se necessário, haverá reforço na frota”.