As linhas E178 Praia de Belas, E703 Vila Farrapos e E378 Integradora Centro começaram a operar com ônibus elétricos em Porto Alegre. Desde segunda, 19 de agosto, a capital do Rio Grande do Sul recebeu 12 novos modelos eletrificados, uma nova linha de ônibus e expandiu o serviço em outras duas.
Leia também: Patinetes elétricos voltam a operar após as enchentes em Porto Alegre
Ao todo, serão 12 veículos em rotas, rodando até 190 quilômetros diários. Inicialmente, a cidade contará com três estações de recarga para abastecimento dos veículos. Ainda em fase de testes, as linhas que operam com veículos elétricos oferecem gratuidade aos passageiros com Cartão TRI, o cartão de mobilidade da capital gaúcha.
De acordo com a Prefeitura de Porto Alegre, a gratuidade pode ser validada na segunda passagem, caso o usuário embarque em outra linha dentro de 30 minutos após desembarcar do ônibus elétrico. “O benefício será concedido automaticamente, sem desconto do saldo do cartão, mas apenas para usuários do TRI”, explica a prefeitura.
A nova linha E378 tem saída e fim no Terminal Mercado. As linhas E178 Praia de Belas e E703 Vila Farrapos, que já existiam, ganharam o prefixo E para indicar que vão operar com ônibus elétricos e novos pontos de partida. De acordo com a Prefeitura de Porto Alegre, os trajetos não sofrerão alterações, além da mudança nos terminais de partida e chegada.
Com a nova configuração, a E178 Praia de Belas deixará de partir do terminal da rua Uruguai e passará a sair do Terminal Mercado. Da mesma forma, a E703 não sairá mais do Terminal Rui Barbosa (POP Center), e partirá do Terminal Mercado. O terminal fica na Avenida Borges de Medeiros, entre as avenidas Mauá e Júlio de Castilhos.
Conforme a prefeitura, a linha E178 Praia de Belas vai operar 41 viagens diárias, com quatro ônibus, em trajeto circular entre os terminais Mercado (Centro Histórico) e Princesa Isabel (Azenha). O ônibus também fará passagem pelos bairros Menino Deus, Praia de Belas e Gasômetro. Já a linha E703 Vila Farrapos, realizará 32 viagens diárias, com quatro ônibus. O trajeto inclui os terminais Mercado (Centro Histórico) e o terminal da avenida José Pedro Boéssio, junto à estação Anchieta do Trensurb. Também rodará pelos bairros Farrapos e Humaitá, na região da Arena.
A nova linha E378 Integradora Centro vai operar 42 viagens diárias, com quatro ônibus. O trajeto circular cruzará os terminais Mercado (Centro Histórico) e Princesa Isabel (Azenha). Além disso, a E378 fará a interligação entre os hospitais Ernesto Dornelles, Instituto do Coração, Clínicas, Pronto- Socorro (HPS), Complexo Hospitalar da Santa Casa e o Centro Logístico de Medicamentos Especiais (Celme).
Saiba mais sobre eletrificação nos transportes no canal Planeta Elétrico