Dia da Mulher: corte de cabelo, orientação sobre violência… tudo de graça no metrô e na CPTM

CPTM, Metrô e EMTU promovem diversos serviços gratuitos em diversas frentes, principalmente no dia 08/03. Foto: Getty Images

07/03/2024 - Tempo de leitura: 5 minutos, 35 segundos

Em razão da celebração do Dia Internacional das Mulheres, 8 de março, empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM), como CPTM, EMTU e Metrô, promovem, nesta semana, atividades gratuitas em diversas frentes para as passageiras nas estações e terminais de ônibus intermunicipais.

Confira, a seguir, algumas delas e os locais e datas de realização.

Estação Mulher

Até amanhã (08/03), a Estação Tatuapé, da Linha 3-Vermelha do Metrô, terá sete atendimentos dedicados às mulheres das 7h às 17h, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a Secretaria da Mulher e a Secretaria de Segurança Pública. Entre os serviços oferecidos, estão:

  • Inscrição online para os cursos gratuitos do programa Qualifica SP, voltados para a população de SP e Grande SP;
  • Atendimento para preparação de currículo e orientações sobre como se sair bem em entrevistas de emprego pelo Qualifica SP;
  • Cadastramento e disponibilização de vagas de emprego do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador);
  • Atendimento para mulheres que desejam conhecer a linha de crédito Empreenda Mulher do Banco do Povo;
  • Além de informações sobre as políticas para a mulher em São Paulo, os serviços de atendimento à mulher no Metrô e o novo aplicativo SP Mulher.

Estação operada por mulheres

Amanhã (8/03), a estação Tatuapé contará com uma programação especial: para destacar a importância da igualdade de gênero em todos os setores da sociedade, incluindo o transporte público, a operação será reforçada com mulheres, principalmente no turno da manhã – em áreas como segurança na estação, agentes de atendimento, na limpeza, no SSO da estação e na operação dos trens.

E às 17h, a Banda dos Seguranças do Metrô promove uma apresentação especial com um repertório exclusivo de cantoras e compositoras.

Serviços de beleza

Também nesta sexta (08/03), as passageiras que passarem na estação São Miguel Paulista, da linha 12-Safira da CPTM, poderão ganhar gratuitamente cortes de cabelos e design de sobrancelha com os profissionais do La Femme Institut, das 9h às 12h.

De acordo com a SMT, no mesmo dia, a partir das 15h, ações nas estações Palmeiras-Barra Funda e Tamanduateí promovem a distribuição de 2 mil produtos de beleza e cuidados com a pele. As mulheres que passarem pelas estações poderão receber delineadores brancos, sérum 4 em 1, pó translúcido, sérum fortalecedor de cílios e sobrancelhas da Lyrics Cosméticos.

Saúde

Em apoio ao Março Lilás e Amarelo, no Terminal Metropolitano Cecap, em Guarulhos, das 10h às 14h no dia 23/03, serão realizadas ações com orientações sobre prevenção ao câncer de colo de útero e prevenção à dengue, além de aferição de pressão arterial e testes de glicemia, em parceria com Grau Tec Guarulhos.

Já nesta sexta (8/3), as passageiras poderão fazer aferição de pressão, frequência cardíaca e respiratória, higienização de pele e receber informações sobre prevenção ao câncer de colo de útero e endometriose nas estações Guaianases, da Linha 11-Coral, Jardim Helena-Vila Mara e Engenheiro Goulart, ambas da Linha 12-Safira, no horário das 9h às 16h. Esta ação é resultado de uma parceria da CPTM com a Escola Técnica Sequencial.

Com foco na saúde emocional das mulheres, a EMTU também promove esquetes teatrais e diálogos com psicólogas no Terminal Santo André, no dia 11/03 (segunda-feira), das 10h às 13h. A ação, em parceria com o instituto NEPSAR, busca promover a reflexão das passageiras sobre emoções e os inúmeros papéis que a mulher desempenha.

Serão oferecidas estrelas com frases motivacionais e os passageiros serão convidados a escrever post-its com mensagens positivas, de apoio, força e motivação. Já a Viva Melhor ONG vai esclarecer dúvidas sobre autoexame e prevenção do câncer de mama.

Cidadania

Também nesta sexta (08/03), o Terminal Metropolitano Jabaquara será palco de rodas de conversas com mulheres, abordando os vários tipos de violência, orientações sobre a importância de pedir ajuda, além de encaminhamento com psicólogos e judiciário.

Trata-se de uma ação conjunta da EMTU com a organização Bem Querer Mulher e está programada para acontecer das 10h às 13h. Às 11h haverá apresentação da Afromix, grupo de 30 mulheres que fará uma apresentação.

Pesquisa com o público feminino

Também no Dia da Mulher, a CPTM realizará a pesquisa Voz Feminina, para desenhar o perfil das suas passageiras e descobrir quais são os desejos e preocupações das mulheres em relação aos serviços da companhia.

A pesquisa será realizada entre os dias 5 até 11 de março, das 11h30 às 18h30, nas estações Aeroporto-Guarulhos, Corinthians-Itaquera, Palmeiras-Barra Funda, Santo André e Tatuapé. De acordo com a SMT, com os resultados, a CPTM poderá elaborar serviços e ações direcionadas ao público feminino, que representa 46% do total de passageiros transportados.

O esforço abrangente ocorre no mês que celebra o Dia Internacional da Mulher e marca o primeiro Dia da Mulher Ferroviária, instituído pela Lei nº 17.830, de 01 de novembro de 2023, para celebrar o pioneirismo da mulher ferroviária.

Educação e cultura

No próprio dia 08, a partir das 7h, a CPTM distribuirá 5 mil livros sobre temáticas femininas nas Estações Brás e Barra Funda, em parceria com as Lojas Marisa. Além de incentivar a leitura, a iniciativa pretende destacar a história da evolução da mulher na sociedade e evidenciar seu papel ao longo dos anos.

No mesmo dia, o muro de entrada da oficina de Engenheiro São Paulo, localizado na Rua Bresser, ganhará um grafite em homenagem a Maria Odilia Teixeira, a primeira médica negra do Brasil. A ação da CPTM é realizada em conjunto com a Frameria e o Hapvida.

Secretaria dos Transportes Metropolitanos

A STM cuida diariamente do transporte de 8,5 milhões de passageiros, na média dos dias úteis. São passageiros que usam os ônibus gerenciados pela EMTU, além dos trens do Metrô, da CPTM e das linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda, estas quatro últimas concedidas à iniciativa privada. A Estrada de Ferro Campos do Jordão, no interior do Estado, também é responsabilidade da STM.

Saiba também: Mobilidade feminina e seus (muitos) desafios