Cresce o uso dos bicicletários das estações de trens em SP
Mais de quatro mil bicicletas foram cadastradas em bicicletários da ViaMobilidade nas linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda entre janeiro deste ano e esta terça-feira, 3 de junho, Dia Mundial da Bicicleta. Desde o lançamento, foram 500 novos registros por mês, em média. O crescimento mostra o fortalecimento da integração intermodal entre trilhos e as bikes, indicada por especialistas como solução para grandes cidades ao associar a flexibilidade e dispersão das bicicletas com o atendimento a grande volume de passageiro com velocidades mais alta dos trens.
As linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda lideram no volume de registros, com 2.211 e 832 cadastros em 2025, respectivamente. Além disso, a Estação Osasco aparece em destaque com 690 bicicletas cadastradas, seguida por Itapevi, com 303, e Jardim Silvera, com 258.
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Já a Linha 4-Amarela registrou 783 cadastros desde a criação do aplicativo. A Estação Fradique Coutinho lidera, com 251, seguido pela Estação Butantã, com 181.
Além dos cadastros, o sistema registra movimentação intensa. Na Linha 9, foram mais de 27 mil entradas nos bicicletários nos últimos cinco meses; na Linha 8, 17 mil; na Linha 5, 12 mil; e na Linha 4, 29 mil entradas. O horário em que os bicicletários são mais usados é entre 16h e 19h, nas terças e quartas-feiras. Segundo o último relatório da SPTrans, é nesse período que o trânsito de São Paulo fica mais lento, com ônibus circulando, portanto, em média, a 15 km/h no horário de pico da tarde em dias úteis.
Nas estações da Companhia Paulista de Trens Urbanos (CPTM), que opera as linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade, há 21 bicicletários, com 5.985 vagas. Destes, 19 são de responsabilidade direta da CPTM, com 3.683 vagas.
Nos cinco primeiros meses deste ano, os 19 bicicletários administrados pela CPTM receberam 356.545 bicicletas. Em 2024, foram registrados 849.485 acessos (entradas de bicicletas), um aumento de 5% em relação a 2023 (808.580 acessos). Com a inauguração do bicicletário da Estação Engenheiro Manoel Feio, o número de vagas também registrou aumento em 2024 (7,6%), com 3.657, em comparação ao ano de 2023 (3.397 vagas).
Um estudo do Instituto de Políticas de Transporte & Desenvolvimento mostra que a bicicleta pode ser um aliado importante para estimular o uso do transporte público e, por conseguinte, a melhora da mobilidade urbana nas grandes cidades. “O uso da bicicleta em distâncias curtas pode reduzir significativamente o tempo de deslocamento até a estação. Por exemplo, um percurso que leva 30 minutos a pé, pode ser realizado em 10 min de bicicleta”, diz o estudo. Se há infraestrutura cicloviária no entorno das estações e de bicicletários seguros, os passageiros ficam estimulados a fazer a integração intermodal, melhorando o trânsito para todos.
Dados da Aliança Bike e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-SP) apontam que São Paulo já contabiliza mais de 500 mil viagens de bicicleta por dia, ou seja, aumento de 50% em relação ao período anterior à pandemia.
“Mais do que estacionar bicicletas, promovemos saúde, integração e qualidade de vida. O crescimento do Bicicletário ViaMobilidade reforça o nosso compromisso com uma mobilidade mais inteligente e sustentável”, afirma, nesse sentido, Andre Costa, diretor da ViaMobilidade Linhas 8 e 9.
Na Linha 4-Amarela:
Linha 5-Lilás:
Na Linha 8-Diamante:
Linha 9-Esmeralda: