Ducati celebra títulos mundiais com edições limitadas da Panigale V4; conheça

Pecco Bagnaia (à esq.), campeão mundial de MotoGP, e Álvaro Bautista, vencedor do Mundial de Superbike. Fotos: Divulgação/Ducati

16/12/2022 - Tempo de leitura: 2 minutos, 29 segundos

Para celebrar a conquista dos títulos na MotoGP e no Campeonato Mundial de Superbike, a Ducati criou duas séries especiais da moto esportiva Panigale V4. As edições limitadas a 260 unidades cada trazem cores e grafismos inspirados na Desmosedici GP e na Panigale V4 R dos Campeões do Mundo Francesco Bagnaia (MotoGP) e Álvaro Bautista (SBK).

Afinal, 2022 foi um ano incrível para a Ducati. A fabricante de Bolonha sagrou-se campeã mundial, pela primeira vez na sua história, na MotoGP e no Mundial de SBK na mesma temporada. Um duplo triunfo que a Ducati quis celebrar com dois modelos únicos e colecionáveis.

As duas séries especiais, baseadas na Panigale V4 S, contarão com as pinturas das motos de Pecco Bagnaia #63 e de Álvaro Bautista #19. Cada motocicleta da série será tornada única pelo autógrafo original do piloto no tanque, que será então protegido com uma camada de verniz transparente.

Réplicas das motos campeãs mundiais terão apenas 260 unidades produzidas

As duas motocicletas, produzidas em série numerada e limitada, comemoram em seus números de produção o ano de nascimento da Ducati. Na verdade, cada série será composta por apenas 260 unidades, em homenagem a 1926, ano de fundação da empresa.

Como são as esportivas limitadas da Ducati

As Ducati Panigale V4 réplicas dos títulos mundiais de 2022 terão assento único, igual às motos nas quais são inspiradas. Todas também trazem o nome e o número do modelo gravados na mesa superior do guidão.

Na parte técnica, as séries especiais da Panigale virão equipadas com embreagem seca de nove discos, ao invés dos discos banhados em óleo, como no modelo de série. Não poderia faltar sistema de escapamento Akrapovič, porém homologado para rodar nas ruas.

Séries especiais trazem diversos itens feitos em fibra de carbono, além de carenagens iguais às motos de corrida

Completam o conjunto sistema de freio Brembo com pinças Stylema, as mesmas usadas na pista, além de cilindro mestre MCS. As pedaleiras de alumínio são ajustáveis e a carenagem usa o mesmo material das motos de corrida.

Diversos itens das séries especiais da Ducati Panigale, como o protetor térmico do coletor de escape traseiro, a tampa do alternador, os para-lamas dianteiro e traseiro e os dutos de freio dianteiros, são feitos de fibra de carbono. A série dedicada ao campeão mundial de Supebike Álvaro Bautista #19 ainda traz o tanque de alumínio escovado presente nas versões racing da Panigale V4.

Cada moto será entregue em uma caixa com grafismos especiais e virá com um certificado de autenticidade. Os felizes compradores das séries limitadas da moto esportiva ainda levam uma capa personalizada, para conservar o modelo. Também vem de fábrica o sistema de aquisição de dados Ducati Data Analyser+, uma espécie de telemetria.