Considerada precursora das motos naked esportiva, a Ducati Monster, lançada em 1993, completa 30 anos de estrada. Para celebrar a data, a Ducati apresentou uma edição especial e limitada da naked. Com pintura tricolor, nas cores da Itália, e componentes especiais, a Monster 30º Anniversario terá apenas 500 unidades produzidas em todo o mundo.
Além da pintura tricolor, inspirada nas Ducati Monster do passado, a edição de 30 anos traz rodas douradas e um logotipo bordado no assento. Para tornar cada motocicleta única, a Monster 30º Anniversario tem uma placa numerada com o nome e o número do modelo. Quem adquirir a edição especial ainda leva para casa um certificado de autenticidade e uma capa para cobrir a moto.
Apesar de usar o mesmo motor de dois cilindros em “L”, 937 cm³ e arrefecimento líquido que equipa a atual geração da naked, a edição limitada traz ponteira de escapamento Termignoni de fibra de carbono. Embora não altere o desempenho do motor, que produz 111 cv, a ponteira contribui para deixar a Monster 30 anos ainda mais leve.
O modelo ainda economiza peso com paralama de fibra de carbono e rodas forjadas para marcar 184 kg em ordem de marcha. A Monster 30º Anniversario pesa 4 quilos a menos do que a versão à venda no Brasil. Contudo, infelizmente, a Ducati não irá trazer nenhuma unidade da edição comemorativa para o País.
Além de contar com acabamento exclusivo, a edição comemorativa do aniversário de 30 anos da Monster tem suspensões e freios de motos esportivas. Vale ressaltar que a atual geração do modelo usa um chassi inspirado na superesportiva Panigale, mas a Monster 30º Anniversario ainda ganhou garfo invertido Öhlins Nix30 na suspensão dianteira. Na traseira, a balança de alumínio também usa um monoamortecedor da grife sueca.
Os freios também são exclusivos e mais leves. Os discos de 320 mm de diâmetro são mordidos por pinças de freio Brembo Stylema – ambos também deixaram a Monster 30 anos quase 1 kg mais leve. Um novo e exclusivo amortecedor de direção completa as especificações da edição especial.
Na parte eletrônica, não faltam controles e sistemas que ajudam a domar essa naked esportiva. Modos de pilotagem, controle de tração, freios ABS otimizados para curvas, sistema antiwheeling e até controle de largada fazem parte do pacote tecnológico da Ducati Monster 30º Anniversario.
Embora a Ducati do Brasil não pretenda trazer a edição comemorativa para o País, a marca garante que poderá importar uma unidade para os fãs mais endinheirados e apaixonados pela naked. O preço, contudo, ainda não foi definido.