Dupla dirige quadriciclo em avenida no Rio de Janeiro e quase atropela pedestre; conheça as regras

Condutores podem dirigir quadriciclos em vias urbanas, mas devem seguir regras de segurança estipuladas em resolução do Contran. Foto: Reprodução
Redação Mobilidade
29/01/2024 - Tempo de leitura: 1 minuto, 35 segundos

Dois homens dirigindo um quadriciclo na Avenida Brasil, no Rio de Janeiro, quase atropelaram um pedestre durante condução perigosa. Em alta velocidade, a dupla faz cruzamento com carros e sobem na calçada, onde está o pedestre. Momento foi registrado em vídeo e publicado nas redes sociais na quarta-feira, 24.

Nas imagens, os amigos aparecem se divertindo enquanto dirigem entre os carros. Nenhum dos dois utiliza qualquer equipamento de segurança. O veículo também não tem emplacamento. O pedestre que estava na calçada permanece imóvel durante a passagem do quadriciclo.

Nas redes sociais, o vídeo chamou atenção dos usuários e rendeu críticas à atitude da dupla, ao mesmo tempo, levantou uma questão: quais as regras para utilizar quadriciclo em vias urbanas?

Leia também: Afinal, bicicleta elétrica precisa de CNH?

Quadriciclo pode andar na cidade?

Segundo o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), um quadriciclo é um veículo automotor com estrutura mecânica similar às motocicletas, com eixo dianteiro e traseiro e equipado com quatro rodas. Apesar de suas muitas classificações, a definição base para aplicação da lei segue esse conceito.

Em 2015, a Resolução 573/15 do Contran definiu quais requisitos os donos de veículos denomidados quadriciclos devem seguir.

De acordo com a norma, todos os quadriciclos devem ter registrado e licença para circular pelas vias públicas brasileiras. Além dos condutores precisarem de habilitação na categoria “B”, o veículo deve possuir placa de identificação traseira e lanterna de marcha à ré na cor branca.

A regra também delimita a circulação desses veículos a vias urbanas, proibindo a condução em rodovias federais, estaduais e do Distrito Federal. Em vias públicas, o condutor e o passageiro devem utilizar capacete de segurança, com viseira ou óculos protetores. Apenas passageiros maiores de sete anos podem ser transportados.