Viagens a trabalho crescem 45% no primeiro semestre do ano

Volume de passagens aéreas para viagens a trabalho cresceu 45% no primeiro semestre na comparação com 2024. Foto: Adobe Stock

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Levantamento feito pela Voll, agência digital de viagens a trabalho, revela que, no primeiro semestre deste ano, esse mercado registrou aquecimento acima das expectativas.

Assim, o volume de passagens aéreas corporativas cresceu 45% em relação ao mesmo período de 2024, com aumento de 13% no ticket médio, passando de R$ 831 para R$ 946.

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Analisando apenas a capital paulista, esse movimento foi ainda mais intenso, com alta de 52% no volume de viagens aéreas. Já a alta no valor médio das passagens aéreas foi de 21%, de R$ 728 para R$ 885.

O levantamento analisou mais de 400 mil viagens compradas por meio da sua plataforma online.

E teve como base as atividades dos 800 mil usuários da plataforma, viajantes de empresas como Itaú, XP, Localiza, Nubank, CPFL Energia, iFood, entre outras.

Data do carnaval impactou viagens a trabalho

De acordo com Luiz Moura, diretor de negócios e cofundador da VOLL, o aquecimento nesse mercado se deve a uma série de fatores.

De acordo com o executivo, alguns dos impulsionadores neste semestre foram as movimentações para o acordo com o Mercosul e a data do Carnaval.

Ele explica que, recentemente, o Mercosul firmou um pacto de livre‑comércio com a Associação Europeia de Livre Comércio [EFTA], com o intuito de eliminar tarifas sobre produtos como a carne e o chocolate.

“Acordos como esse estimulam encontros presenciais para negociações comerciais e planejamento de expansão de empresas. Naturalmente, as viagens para São Paulo aumentam, porque é a cidade dos negócios e do networking no Brasil”, comenta o executivo.

Em relação ao Carnaval, contudo, o fato do feriado ter caído em março adiantou a programação das empresas. “Foi positivo porque as companhias não esperaram passar o Carnaval para iniciarem seus eventos e treinamentos, como tradicionalmente acontece”, afirma.

Calendário do primeiro semestre

O calendário de eventos e feiras de negócios do primeiro semestre de São Paulo, com recorde de participantes e também estreias, também teve impacto positivo.

Os dados mais recentes do Levantamento de Viagens Corporativas (LVC), feito pela FecomercioSP em parceria com a Associação Latino-Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas (Alagev), mostram que as empresas brasileiras tiveram gastos recordes em abril deste ano.

De acordo com Moura, apenas no quarto mês de 2025, as companhias gastaram R$ 12,5 bilhões com serviços de turismo.

Dessa forma, o valor representa a maior cifra já registrada para o mês de abril, com crescimento real de 9,5% em relação ao mesmo período de 2024.

São Paulo oferece a estrutura, a conectividade e uma das agendas de eventos mais relevantes do País. E as empresas estão respondendo a isso, voltando a investir em viagens como ferramenta estratégica”, avalia Moura.