Levantamento feito pela Voll, agência digital de viagens a trabalho, revela que, no primeiro semestre deste ano, esse mercado registrou aquecimento acima das expectativas.
Assim, o volume de passagens aéreas corporativas cresceu 45% em relação ao mesmo período de 2024, com aumento de 13% no ticket médio, passando de R$ 831 para R$ 946.
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Analisando apenas a capital paulista, esse movimento foi ainda mais intenso, com alta de 52% no volume de viagens aéreas. Já a alta no valor médio das passagens aéreas foi de 21%, de R$ 728 para R$ 885.
O levantamento analisou mais de 400 mil viagens compradas por meio da sua plataforma online.
E teve como base as atividades dos 800 mil usuários da plataforma, viajantes de empresas como Itaú, XP, Localiza, Nubank, CPFL Energia, iFood, entre outras.
De acordo com Luiz Moura, diretor de negócios e cofundador da VOLL, o aquecimento nesse mercado se deve a uma série de fatores.
De acordo com o executivo, alguns dos impulsionadores neste semestre foram as movimentações para o acordo com o Mercosul e a data do Carnaval.
Ele explica que, recentemente, o Mercosul firmou um pacto de livre‑comércio com a Associação Europeia de Livre Comércio [EFTA], com o intuito de eliminar tarifas sobre produtos como a carne e o chocolate.
“Acordos como esse estimulam encontros presenciais para negociações comerciais e planejamento de expansão de empresas. Naturalmente, as viagens para São Paulo aumentam, porque é a cidade dos negócios e do networking no Brasil”, comenta o executivo.
Em relação ao Carnaval, contudo, o fato do feriado ter caído em março adiantou a programação das empresas. “Foi positivo porque as companhias não esperaram passar o Carnaval para iniciarem seus eventos e treinamentos, como tradicionalmente acontece”, afirma.
O calendário de eventos e feiras de negócios do primeiro semestre de São Paulo, com recorde de participantes e também estreias, também teve impacto positivo.
Os dados mais recentes do Levantamento de Viagens Corporativas (LVC), feito pela FecomercioSP em parceria com a Associação Latino-Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas (Alagev), mostram que as empresas brasileiras tiveram gastos recordes em abril deste ano.
De acordo com Moura, apenas no quarto mês de 2025, as companhias gastaram R$ 12,5 bilhões com serviços de turismo.
Dessa forma, o valor representa a maior cifra já registrada para o mês de abril, com crescimento real de 9,5% em relação ao mesmo período de 2024.
“São Paulo oferece a estrutura, a conectividade e uma das agendas de eventos mais relevantes do País. E as empresas estão respondendo a isso, voltando a investir em viagens como ferramenta estratégica”, avalia Moura.