A Viação Águia Branca, empresa de transporte rodoviário de passageiros, informou que economiza 30 milhões de litros de água por ano, o equivalente à capacidade de 12 piscinas olímpicas. Na prática, a economia ocorre por meio de um sistema que reaproveita a água do ar-condicionado nos limpadores de para-brisas. Além disso, aplica o reúso do recurso na lavagem de veículos e garagens. No total, são reaproveitados 31,2 milhões de litros de água por ano.
Segundo a empresa, com o sistema de reaproveitamento de água, criado dentro da garagem, a Viação Águia Branca já economizou cerca de 13 milhões de litros do recurso. Neste caso, há o reaproveitamento da água coletada do ar-condicionado dos ônibus.
O mecanismo capta a água do condensamento do sistema de climatização, que antes iria para descarte Assim, a redireciona para os reservatórios do limpador de para-brisas e do sanitário do veículo, por meio da instalação de um cano simples.
A implementação do mecanismo é capaz de produzir cerca de 1,5 litro de água a cada 50 km que o ônibus percorre. Ou seja, uma economia anual de aproximadamente 1 milhão e 897 mil litros apenas na frota da Viação Águia Branca.
Além disso, a empresa informou que já economizou cerca de 13 milhões de litros de água desde 2015, quando toda a frota passou a operar utilizando o sistema. Portanto, o montante soma hoje 700 carros.
A ideia do projeto partiu de um motorista da Viação Águia Branca. Com isso, a primeira adaptação foi dentro da oficina da empresa. Em 2013, o projeto começou como adaptação em todos os ônibus e, a partir de 2015, todos os ônibus da frota já operavam com o sistema.
Neste mesmo ano, a Viação Águia Branca compartilhou o projeto com a Marcopolo, fabricante de carrocerias de ônibus. Com isso, a empresa também aderiu ao sistema e passou a fabricar os ônibus já com a modificação.
Além desse sistema, a empresa informou ter outras iniciativas para economia de água. Por exemplo, a lavagem dos veículos e ambientes da garagem é com água da chuva.
Além disso, após cada limpeza, o recurso utilizado ainda passa por um método de separação do óleo e filtros para a retirada de impurezas. Portanto, após esse processo, retorna para o uso na lavagem dos espaços e dos ônibus.
Já os equipamentos de ar-condicionado da sede da Águia Branca também fornecem a água utilizada para molhar plantas e lavar veículos leves. As iniciativas sustentáveis permitiram que a empresa tivesse redução de cerca de 40% no consumo de água.