No domingo, 9, dia da prova do Enem, a circulação de automóveis estará liberada na Avenida Paulista. Foto: Adobe Stock
Neste domingo, 9 de novembro, ocorre o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. Só na cidade de São Paulo 197.626 candidatos estão aptos a realizar a prova deste e do próximo domingo. O portões abrem às 12h, fecham às 13h e as provas começam às 13h30.
Para facilitar a circulação dos candidatos pela cidade haverá algumas alterações no trânsito coordenadas pela Companhia Estadual de Trânsito (CET). Confira algumas delas:
* Ciclofaixas de lazer: não haverá ciclofaixas de lazer em nenhuma rua ou avenida da cidade de São Paulo. Normalmente, aos domingos, segundo o site da prefeitura, há cerca de 120 km de ciclofaixas na cidade.
* Programa Ruas Abertas: também está suspenso tanto na Avenida Paulista como no bairro da Liberdade. Portanto, tanto carros como ônibus poderão circular normalmente pela Paulista, uma das mais movimentadas vias da cidade.
Leia também: Grande Prêmio São Paulo: saiba como reservar vaga no estacionamento ao lado da estação Pinheiros
Ao todo no Estado de São Paulo são 751.648 candidatos para as provas, de um total de 4,8 milhões de inscritos em todo o País. Só na capital paulista são 197.626 pessoas aptas para realizar as provas neste e no próximo domingo.
A prova do Enem 2025 se divide em quatro assuntos e uma redação. No primeiro domingo serão aplicadas as provas linguagens e ciências humanas, mais a redação, com duração total de 5h30. No próximo fim de semana, as provas serão de ciências da natureza e matemática com 5h de tempo limite. Os resultados serão divulgados no dia 13 de janeiro de 2026.