O Concurso Público Nacional Unificado (CNU), também conhecido como “Enem dos Concursos”, ocorrerá neste domingo (18 de agosto). A prova vai gerar mudanças no transporte público da capital paulista, e CPTM, Metrô, ViaMobilidade e CET-SP já comunicaram alterações em seus planos para atender os usuários.
Por isso, Mobilidade Estadão reuniu tudo o que você precisa saber para não ser pego de surpresa enquanto se dirige ao local da prova. Ficou curioso e quer saber mais? Sendo assim, continue a leitura do texto para não perder nenhuma informação que possa atrapalhar o seu exame.
Leia também: Conheça as linhas de trem urbano mais movimentadas de São Paulo
As operadoras de transporte sobre trilhos estão se preparando para receber os participantes do CNU.
Em nota, a CPTM afirmou que a operação dos trens metropolitanos seguirá normal. No entanto, a empresa “vai monitorar a movimentação de passageiros e manterá trens de prontidão para atender a um eventual aumento de fluxo, a fim de atender aos candidatos do Concurso Público Nacional Unificado”.
O Metrô, por outro lado, declara que “todas as linhas operadas pela empresa (Linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata) terão reforço da frota em circulação, em comparação a um domingo habitual, além de trens reservas de prontidão para atenderem a qualquer momento se alguma necessidade operacional for observada”.
Por fim, as demais linhas administradas pela ViaMobilidade seguem sem alterações.
A SPTrans afirmou em nota que “não haverá alterações no transporte público por ônibus”. Sendo assim, os ônibus na capital paulista irão seguir a operação normal de domingo em todos os trajetos.
A EMTU também confirmou que “seguirá a programação de domingo”, mas deixou claro que “acompanhará em tempo real a operação para ajustes ou reforço de frota, se necessário”.
“As equipes da companhia irão monitorar os principais corredores da cidade para garantir as condições de segurança aos pedestres e fluidez no trânsito”, afirmou a CET sobre a gestão de trânsito em São Paulo no dia do CNU.
O órgão afirma que seus funcionários “também irão agilizar a remoção de interferências, a fiscalização em áreas de embarque e desembarque, a orientação da travessia de pedestres e a operação de semáforos”.
Para os ciclistas também haverá mudanças. “A Ciclofaixa de Lazer da Cidade estará suspensa no domingo (18). A medida visa facilitar o deslocamento dos candidatos que vão fazer as provas do CNU, com o tráfego livre para ônibus e veículos”, afirma a CET.
Por fim, o programa Ruas Abertas, que proíbe a circulação de veículos aos domingos na Avenida Paulista e em algumas ruas da Liberdade, liberando as vias para os pedestres, será suspenso neste final de semana.
“A intenção é facilitar a livre circulação de veículos e pedestres e garantir que os candidatos inscritos cheguem aos locais da prova”, de acordo com a Subprefeitura da Sé, em nota.