Estação Mauá
A Estação Mauá, na região central do município do ABC Paulista, terá que ser reformada como parte do projeto de concessão da Linha 10-Turquesa à iniciativa privada, cujo edital está para ser divulgado no terceiro trimestre deste ano. A readequação da principal estação da cidade é uma promessa antiga, em especial pelos problemas de acessibilidade da atual estrutura, que só possui escadas fixas para acesso às plataformas.
O governo do Estado apresentou as mudanças nas audiências públicas do Lote ABC Guarulhos realizadas em feveirero e março. As obras incluem a reconstrução completa da estrutura de acesso na avenida Capitão João, a criação de uma nova passarela sobre os trilhos e instalação de três elevadores e escadas rolantes.
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Além disso, estão previstos novos sanitários públicos e reformas das áreas técnicas e operacionais da estação, manutenções no bicicletário existente e renovação das plataformas, com mudança do nível.
Um dos anexos do lote de concessão da Linha-10 cita que Mauá está entre as estações em piores condições de conformidade. Ela compartilha esse status com as estações Juventus-Mooca, Ipiranga e Santo André. Por exemplo, segundo o anexo, não há sanitário PCD na estação, apenas uma cabine para pessoas com deficiência dentro do sanitário masculino.
Além disso, ela está sem Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). O documento, obrigatório, comprova que a edificação atende às normas de segurança contra incêndio e pânico. O governo do Estado reconheceu também que a passarela que integra a estação com o terminal de ônibus está com diversas anomalias. Nesse sentido, o documento cita trincas na estrutura, infiltrações e armadura exposta.
A Estação Mauá recebe diariamente em média 50,5 mil passageiros e possui integração com o Terminal Central Mauá de Ônibus Urbano. Com a concessão da Linha 10-Turquesa, atualmente da CPTM, e criação da nova Linha 14-Ônix, essa demanda deve crescer 17% até 2040. Ou seja, segundo os estudos prévios do governo, ela vai ganhar 7 mil passageiros diários.
Os problemas de acessibilidade da estação não são novos. Desde os anos 2000 o Ministério Público do Estado de São Paulo investiga queixas de passageiros. Em 2012, após muita espera, a CPTM e o MPSP firmaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). Nele, a companhia de trens se comprometeu a tornar todas as estações acessíveis até dezembro de 2014. Contudo, mais de 10 anos depois do prazo, a adequação da estação Mauá ainda está no campo das ideias.
Em dezembro de 2024 a CPTM abriu uma licitação para as obras de adequação de acessibilidade das estações Mauá e Prefeito Celso-Daniel, ambos na linha 10. Porém, exato um mês depois, a contratação foi adiada sem prazo definido. Os motivos não foram divulgados.
Enquanto isso, situações como a do passageiro do vídeo abaixo, divulgado nas redes sociais na metade do ano passado, continuam ocorrendo. As imagens mostram um cadeirante arrastando-se pela escada que dá acesso à plataforma, enquanto outra pessoa carrega sua cadeira de rodas.
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