Estação Santo Amaro: reforma é entregue após cinco anos de espera, com melhoria na integração

Cerca de 90 mil pessoas passam pela estação todos os dias, segundo a ViaMobilidade. Foto: Divulgação

Há 3h - Tempo de leitura: 3 minutos, 10 segundos

As obras de reforma e expansão da Estação Santo Amaro, que faz a integração das linhas 5-Lilás e 9-Esmeralda na zona sul de São Paulo, ficaram prontas nesta semana, cinco anos após o início. A principal mudança é a inauguração de duas novas passarelas paralelas à plataforma de embarque e desembarque da Linha 5, que passa sobre o Rio Pinheiros.

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Até então, todos passageiros que usavam a estação para entrar ou sair da linha tinham que passar por um corredor estreito, com pouco mais do que 5 metros de largura. Cerca de 90 mil pessoas passam pela estação todos os dias, segundo a ViaMobilidade.

Foram investidos R$ 160 milhões nas melhorias. Elas levaram cinco anos, com início em janeiro de 2020. Em agosto de 2021 as passarelas, em fase inicial de construção, desabaram sobre o Rio Pinheiros. A previsão de conclusão, retomada em 2023 após a paralisação por causa do acidente, era na segunda metade de 2024.

Nova passarela que liga as Linhas 5-Lilás e 9-Esmeralda. Foto: Estadão Mobilidade

O que mudou na Estação Santo Amaro

Além das passarelas, foram instaladas oito escadas rolantes, um novo mezanino e quatro elevadores, totalizando 4.000 m² de área construída entre as plataformas. Ao todo, são agora duas escadas rolantes entre as plataformas 1 e 2, no nível inferior, onde passa a Linha 9-Esmeralda, levando os passageiros até o mezanino. Quando a reportagem chegou ao local, uma dessas escadas estava paralisada, com pessoas trabalhando na manutenção, mas rapidamente voltou a funcionar.

Entre o mezanino e as plataformas 3 e 4, na parte superior, são oito escadas rolantes, três de cada lado dando acesso às novas passarelas, e duas que já existiam, ligando aos dois corredores usados para embarque e desembarque da Linha 5-Lilás. No acesso às quatro plataformas há elevadores acessíveis em funcionamento.

Antigo corredor, onde ficam as portas de embarque e desembarque da Linha 5-Lilás. Foto: Estadão Mobilidade

Na parte nova do mezanino há uma sala de operações. Ainda há placas com os dizeres: “esta obra vai tonar esse ambiente melhor. Agradecemos a compreensão”. O canteiro de obras, que foi colocado sobre a ciclovia da Marginal Pinheiros, bloqueando a passagem dos ciclistas, ainda está lá. Segundo a concessionária, o canteiro será desmobilizado em 90 dias.

O que dizem os passageiros

Para a analista de recursos humanos Ingrid da Costa, 37 anos, a entrega é motivo de comemoração. Ela pega o trem diariamente passando pela Linha 5-Lilás e faz integração com a Linha 9-Esmeralda até a Granja Julieta. “Eles conseguiram ampliar a parte que tem maior fluxo de pessoas. Ficou melhor por conta disso. Aqui é realmente muito lotado”, conta, lembrando a época em que chegava às 8 horas da manhã na estação, no auge do pico da manhã.

Segundo a concessionária, o canteiro será desmobilizado em 90 dias. Foto: Estadão Mobilidade

O casal de aposentados Roberto Ferreira e Célia Regina do Campo, de 65 e 61 anos respectivamente, também comemoram a melhoria na integração da Estação Santo Amaro. Desde que Célia começou um tratamento médico nas proximidades da Estação Portuguesa-Tietê, na zona norte, o casal pega o trem todas as semanas. “Ficou muito mais prático fazer a conexão. Com as escadas rolantes, é muito mais fácil. Não faltou nada, na minha opinião”, diz Célia.

O motorista de ônibus Alex de Souza, de 52 anos, trabalha no Largo Treze de Maio e acha que o resultado da reforma ficou “perfeito”. “Para o que estava, ficou ótimo. Na semana passada ainda não tinham liberado tudo, mas agora está 100%”, conta.