100 Empresas + Influentes: estudo amplia análise de marcas com impacto positivo em Inovação e ESG

Nesta edição do ltradicional evantamento foram mais de 400 companhias analisadas em sete critérios. Foto: Adobe Stock

27/03/2024 - Tempo de leitura: 2 minutos, 41 segundos

Neste ano, publicamos a terceira edição do levantamento 100 Empresas + Influentes em Mobilidade, resultado da parceria entre Mobilidade Estadão e a plataforma Connected Smart Cities. E há algumas novidades em relação às duas versões anteriores.

Uma delas é com relação à forma de participação das empresas. Desta vez, foi aberto um formulário de inscrição com possibilidade de apresentação de ações que permitiram aferir inovação e impacto da pauta ESG nas empresas e o seu reflexo para o ecossistema de mobilidade urbana.

Processo diferente das duas edições anteriores, que foi baseado em uma lista de empresas previamente selecionadas, que contemplava mais de 300 companhias do setor de mobilidade urbana.

Mais abrangente e representativo

O objetivo desta mudança foi fazer com que o mapeamento das empresas mais influentes do setor fosse abrangente e representativo, contemplando grandes e tradicionais companhias, além de também startups e empreendedores.

Dessa forma, por meio de formulários preenchidos pelas próprias empresas participantes, e por informações divulgadas de forma institucional ou capturadas na mídia, foi possível avaliar o grau de comprometimento das companhias com inovação e os resultados positivos obtidos por meio de seus projetos, que se refletem nas cidades e no cotidiano da população.

Confira a opinião dos jurados que participaram do estudo

Compromisso ESG

Já em relação à pauta ESG (Ambiental, Social e Governança) cada empresa respondeu e exemplificou suas ações em pelo menos dois critérios:

AMBIENTAL: grau de comprometimento com a eficiência energética e com o meio ambiente.

SOCIAL: grau de comprometimento com a inclusão e os direitos humanos.

GOVERNANÇA: grau de comprometimento com a transparência e a ética.

Em todos os casos, as empresas puderam exemplificar seus feitos por meio de ações, programas, projetos ou números de impactos. Muitas delas, inclusive, apresentaram evidências de selos, certificações ou prêmios recebidos no Brasil ou no exterior que comprovam seu comprometimento com as pautas avaliadas, com benefícios para toda a cadeia, desde os seus funcionários até o público final e habitantes das cidades que se beneficiaram destas boas práticas.

Por conta do mercado de mobilidade urbana ser muito amplo e dinâmico, várias das empresas analisadas neste estudo atuam em mais de um dos segmentos do ecossistema. Assim, foram classificadas pelo segmento declarado em formulário ou pelo histórico anterior de participação, sendo listadas em apenas uma categoria.

Nove segmentos

Mais uma vez, as empresas foram avaliadas e divididas em nove segmentos, sendo que, neste ano, foi possível que, de acordo com a intenção de participação e prioridade em sua linha de atuação, as marcas pudessem se reclassificar, de acordo com os segmentos:

  • Fabricantes e Operadores de Transporte Público
  • Fabricantes e Operadores de Veículos
  • Fabricantes e Operadores de Caminhões
  • Fabricantes e Operadores de Motos Fabricantes e Operadores de Bicicletas, incluindo elétricas, patinetes e outros levíssimos Tecnologias e Operadores de Compartilhamento Tecnologia & Inovação para Mobilidade Consultorias Mobilidade Aérea Urbana

Confira alguns números do estudo

  • 6 jurados avaliaram as empresas
  • + de 400 companhias analisadas
  • 7 critérios de avaliação