'Faça isso em outro lugar': como o metrô de Tóquio transformou regras de etiqueta em humor
Os japoneses levam a etiqueta a sério, mas as campanhas de conscientização do metrô de Tóquio são cheias de bom humor. Desde 1974, o sistema – conhecido por um dos mais lotados do mundo – conta com uma campanha permanente de cartazes estimulando boas práticas dentro dos vagões, cada mês com um tema diferente.
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As campanhas de etiqueta no transporte público são comuns no país, mas a criatividade dos desenhistas de Tóquio tornou algumas delas icônicas ao longo destes 50 anos. Dois exemplos famosos são as séries “Façamos isso em outro lugar”, de 2008, e “Kanji”, de 2006. É possível ver todas as séries desde 2011 no site da Fundação Cultural do Metrô. Naquele ano, por exemplo, a campanha valeu-se de um gatinho de barriga para cima para ilustrar a frase: “Por favor, não monopolize o assento”.
A campanha de 2008 mostra como comportamentos cotidianos, alguns aparentemente inofensivos, podem ser incômodos para quem compartilha o espaço apertado da composição. As diferenças culturais entre os países surpreenderiam alguns turistas, aliás. Como ao descobrir que maquiar-se no metrô pode ser considerado, nesse sentido, uma ofensa grave.
Um dos mais conhecidos é o que mostra um homem preso nas portas do trem ao tentar correr para embarcar (em destaque). Em baixo, está escrita a frase: “Por favor, não corra ao embarcar, é perigoso”. O jeito que o personagem está preso faz parecer que ele está nadando. Em cima, portanto, diz: “Por favor, faça isso na praia”.
A campanha continuou por vários anos. Outros exemplos incluem “Façamos isso em casa”, de novembro de 2009, que mostra uma mulher se maquiando no trem — e recebendo um olhar mortal de outra passageira, aliás.
Comportamento positivo também foi incentivado pela série “Façamos isso de novo”. Um pôster de 2010, por exemplo, mostra alguém oferecendo seu lugar, promovendo gentileza e empatia.
Lançada em 2016, esta série apresenta um único caractere kanji a cada mês para promover uma mensagem específica sobre boas maneiras. O slogan diz: “Sua educação está em boas condições?”. Os caracteres simples e em negrito são fáceis de identificar à distância. Eles costumam despertar a curiosidade, mesmo, nesse sentido, de visitantes internacionais.
Alguns kanjis em destaque incluem:
Estes cartazes são produzidos pela Fundação Cultural do Metrô, uma organização de interesse público afiliada ao Metrô de Tóquio. Aqui estão alguns dos artistas por trás das campanhas: