Maior salão internacional do transporte rodoviário de cargas da América Latina, a 23a edição da Fenatran foi concluída com números grandiosos. Mais de 500 marcas estavam reunidas no pavilhão de exposição São Paulo Expo, na capital paulista, gerando um volume de negócios de R$ 9,5 bilhões.
De acordo com a organização, o resultado é superior em R$ 1 bilhão ao da última edição da feira, realizada em 2019.
Como o principal evento do segmento representado por veículos pesados, tudo que diz respeito à Fenatran é gigante. A área de exposição deste ano foi ampliada em 20%, totalizando 100 mil metros quadrados, que estiveram completamente ocupados pelos expositores cinco meses antes da abertura dos portões, sinalizando o grande interesse das empresas no evento.
O público também foi recorde: 66 mil pessoas, no total, superior aos 65 mil da última edição. Estavam
organizadas 480 matchmaking, ou rodadas de negócio, envolvendo, especificamente, associações e compradores nacionais e internacionais.
Além da geração de negócios para expositores e consumidores, a Fenatran colaborou para a criação de 13 mil empregos diretos para a montagem da exposição, o que levou seis dias para ser concluída.
“Havia grande expectativa para esta edição da retomada. A edição de 2022 foi a ‘Fenatran das Fenatrans’, pois superamos o público esperado e também o volume de retorno, gerando mais oportunidades de negócios do que as previstas. Isso mostra a força do evento e do modelo de negócios pautado em matchmaking”, comentou Luiz Bellini, diretor de portfólio da RX.
Ana Paula Pinto, gerente da Fenatran, celebra o sucesso. “A feira vem se consolidando cada vez mais como o melhor palco para os lançamentos e as novidades da indústria, estreitando conexões e proporcionando oportunidades de negócios para toda a cadeia do setor. E o recorde que tivemos, neste ano, de marcas, público e volume gerado de negócios reforça o otimismo do mercado de transporte rodoviário de cargas e logística”, diz.
O evento contou com uma pista externa de 2 quilômetros, ao lado do pavilhão, totalmente dedicada à experiência com as novas tecnologias dos caminhões, chamada de Fenatran Experience.
Foram 18 modelos disponibilizados pelas montadoras, resultando em 2.500 test drives. A próxima edição do evento já tem data marcada: de 4 a 8 de novembro de 2024, no São Paulo Expo. Confira, a seguir, mais alguns destaques.
As novas versões da linha Transit, da Ford, foram apresentadas no evento, com destaque para o câmbio automático, para a van e o furgão, além da versão chassi.
Outra novidade da Ford foi a E-Transit 100% elétrica, apresentada pela primeira vez no Brasil. A montadora confirmou a venda da versão furgão do modelo 100% elétrico no País, modelo que, inicialmente, está sendo testado por clientes para avaliar o comportamento em situações reais.
Com baterias de íons de lítio de 68 kWh, o veículo tem autonomia que pode chegar a 317 quilômetros,
dependendo do uso.
Entre os diferenciais da linha a diesel estão a transmissão automática com sistema adaptativo de mudança, em tempo real, que seleciona a marcha adequada conforme a condição de direção, que favorece o desempenho e reduz o consumo de combustível, de acordo com a fabricante.
Os modelos contam, também, com o sistema Start & Stop, que desliga e religa, automaticamente, o motor em paradas, como nos semáforos.
Com amplo estande na feira, a Volkswagen Caminhões apresentou diversas novidades, entre elas o
Meteor Optimus, nova versão de caminhão topo de linha da montadora, com preço em torno de R$ 1 milhão. Vendida, inicialmente, por encomenda, ela conta com pacote de itens aerodinâmicos, bem como mais equipamentos na cabine, como os bancos com ajuste elétrico.
Outro modelo muito aguardado foi o Constellation com sistema de condução autônoma para locação. Inicialmente, 20 unidades vão ser oferecidas, pelo Grupo Vamos, ao setor de agronegócio. A fabricante já vinha testando o modelo no Brasil – um Constellation 31.280 com tração 8×4.
O modelo atua na operação de colheita de cana da Raízen, no interior de São Paulo, em uma operação que é realizada em área confinada por questões de segurança.