O Aterro do Flamengo é uma ótima opção para visitar de metrô durante as férias de julho. Foto: Mariana Marchon/ADobe Stock
As férias de julho são uma oportunidade para explorar o Rio de Janeiro com a família. Portanto, quem quer evitar o trânsito, gasto com combustível, estacionamento ou mesmo carro por aplicativo pode contar com o metrô como alternativa prática, segura e econômica. Para facilitar esse roteiro, o MetrôRio preparou uma lista de oito passeios que podem ser feitos utilizando as linhas do sistema metroviário da cidade.
Leia também: Viagem de carro nas férias: veja alguns cuidados essenciais e dicas para pegar a estrada
As opções vão desde parques e jardins até monumentos históricos e pontos turísticos famosos. Todos os destinos têm em comum a facilidade de acesso pelas linhas 1, 2 e 4 do metrô.
O sistema metroviário do Rio de Janeiro é composto por três linhas:
As passagens podem ser pagas com cartões tradicionais (Unitário ou Pré-pago), cartões de crédito e débito por aproximação, ou pelo celular, usando carteiras digitais. Também é possível fazer integração com o BRT e ônibus municipais em algumas estações.
O valor da tarifa é de R$ 6,90 para a passagem unitária. No site www.metrorio.com.br e no aplicativo oficial do MetrôRio, é possível consultar itinerários, horários e mais detalhes sobre como chegar aos principais pontos turísticos da cidade.
Localizada na Zona Norte, a Quinta da Boa Vista é uma das áreas verdes mais tradicionais do Rio e perfeita para visitar nas férias. Além disso, o parque conta com cerca de 155 mil metros quadrados de jardins, grutas artificiais e quadras poliesportivas. A Quinta da Boa Vista ainda abriga o BioParque do Rio, zoológico da cidade. A visitação é gratuita e acontece diariamente das 6h às 18h.
Para chegar, desça na Estação São Cristóvão da Linha 2 (Verde). O acesso à Quinta da Boa Vista é em frente à estação.
O Boulevard Olímpico é um dos principais legados dos Jogos Olímpicos de 2016 e costuma ser ponto turístico durante as férias. O percurso pela orla do Centro inclui atrações como a Praça Mauá, a Pira Olímpica, o Museu do Amanhã, o Museu de Arte do Rio (MAR), a roda-gigante Rio Star e o AquaRio, maior aquário marinho da América do Sul.
Para acessar o local, utilize a Linha 1 (Laranja) e desça na Estação Uruguaiana/Centro. Em seguida, caminhe pela Avenida Presidente Vargas até a Praça da Candelária e siga em direção à orla.
O Aterro do Flamengo é um dos principais pontos de lazer da cidade, com vista para o Pão de Açúcar e o Morro da Urca. O local conta com quadras esportivas, ciclovias, prainha, jardins e o Museu de Arte Moderna (MAM Rio). Aliás, aos domingos, o trânsito de veículos é bloqueado para ampliar o espaço de lazer.
Desça na Estação Glória ou na Estação Largo do Machado, ambas da Linha 1 (Laranja), e caminhe cerca de 10 minutos até o parque.
Localizado em Laranjeiras, o Parque Guinle é um espaço tranquilo, com áreas para piquenique, brinquedos infantis e um lago com patos. Portanto, é uma opção para quem busca contato com a natureza na Zona Sul.
Para chegar, desça na Estação Largo do Machado da Linha 1 (Laranja) e caminhe cerca de 5 minutos até a entrada pela Rua Gago Coutinho.
Leia ambém: Gonçalves, na Serra da Mantiqueira, reúne descanso, natureza e boa gastronomia
O Museu da República, conhecido como Palácio do Catete, oferece exposições, cinema, café e eventos literários, além de um jardim com lago, esculturas e gramado. Ou seja, é uma opção cultural e de lazer para a família.
Desça na Estação Catete da Linha 1 (Laranja). O museu está ao lado da estação.
A Lagoa Rodrigo de Freitas é um dos cartões-postais mais conhecidos do Rio, com ciclovia, pedalinho, o Parque da Catacumba e o Parque dos Patins. Ideal para andar de bicicleta, fazer piquenique ou apenas contemplar a paisagem.
Pela Linha 1 (Laranja), desça na Estação Cantagalo e caminhe até a Avenida Epitácio Pessoa. Outra opção é descer na Estação General Osório e seguir pelo acesso E (Lagoa).
O Parque da Chacrinha é um refúgio de natureza no coração de Copacabana, com mata preservada, trilhas, área para recreação infantil e quadra esportiva. A visitação é gratuita, inclusive nas férias, e acontece de terça a domingo, das 8h às 17h.
Desça na Estação Cardeal Arcoverde da Linha 1 (Laranja) e siga pela Rua Guimarães Natal. A caminhada até o parque leva cerca de 5 minutos.
Na Barra da Tijuca, a Ilha da Gigóia é conhecida como “Veneza Carioca” por seus canais e ruas sem carros. O local oferece restaurantes e uma atmosfera tranquila, rodeada por natureza. Aliás, o acesso à ilha é feito por barco, partindo de um pequeno cais próximo à estação.
Como chegar: Utilize a Linha 4 (Amarela) e desça na Estação Jardim Oceânico, pelo Acesso A (Lagoa). O cais para a travessia fica a poucos metros da saída da estação.
Leia também: Férias: Confira 10 museus em São Paulo que é possível ir de metrô ou trem