Festival Interlagos reflete bom momento do mercado de motos

Segundo organização, festival recebeu mais de 80 mil visitantes nos quatro dias. Foto: Divulgação Festival Interlagos

28/06/2023 - Tempo de leitura: 4 minutos, 37 segundos

Em sua quinta edição, o Festival Interlagos Motos, que aconteceu entre 22 e 25 de junho, no autódromo paulistano, refletiu o bom momento vivido pelo setor de duas rodas. Com produção recorde neste ano e vendas em alta, o evento concentrou cerca de 80 empresas, como as principais marcas de motocicleta instaladas no País, além de fabricantes de acessórios e equipamentos para motos e motociclistas.

Com a proposta de ser um evento de “experiências” para os fãs de moto, o festival tem como diferencial a possibilidade de os visitantes testarem as motos na famosa pista de Interlagos. Dessa forma, atraiu a atenção dos fabricantes por aproximar os “possíveis” clientes das marcas. Além disso, com mais um cancelamento do Salão Duas Rodas, o Festival Interlagos se firmou como importante plataforma para o lançamento de novos modelos.

“Neste ano, como não aconteceu o salão, todas as marcas direcionaram os investimentos para o festival”, revelou Odair Dedicação, gerente de relações públicas e competições da Honda Motos. Embora não tenha apresentado nenhuma novidade, a Honda marcou presença, ocupando três boxes de Interlagos, em uma área de 650 m². A líder do mercado brasileiro de motos, entretanto, anunciou o lançamento de dez novos modelos para o Brasil nos próximos dois anos. “O Festival Interlagos é um evento que permite estarmos próximos aos fãs da marca e mostrarmos os diversos modelos que a Honda tem, além de proporcionar momentos únicos que reforçam a imagem e o DNA da Honda”, afirmou Marcelo Langrafe, diretor comercial da Honda Motos e CRM da Honda South America. 

Outras atrações

Além de novas motos, o público visitante teve diversas atrações, como as corridas de Flat Track e etapas do Campeonato Brasileiro de Motocross. Também aconteceram shows de acrobacias e freestyle. Tudo para entreter os mais de 80 mil participantes, estimados pela organização. 

“Conseguimos nos consolidar com o tempo como o principal evento de motos do Brasil e do mundo. Estamos dentro do calendário de eventos da Prefeitura de São Paulo, assim como o Lollapalloza e a Fórmula 1, por movimentar grande público e trazer retorno financeiro à cidade. A ideia é continuar oferecendo essa experiência diferenciada de negócios, lazer e diversão”, explica Marcio Saldanha, CEO do Festival Interlagos. Segundo a organização, o evento deve movimentar cerca de R$ 160 milhões em negócios, durante os quatro dias.

A fabricante de pneus Mitas, marca do grupo Yokohama TWS, por exemplo, apresentou uma nova linha de modelos para motos custom de alta cilindrada. “O Festival de Interlagos é um excelente lugar para mostrar nossos novos produtos para o mercado brasileiro”, afirmou Gustavo Pinto Teixeira, vice-presidente da linha duas rodas e pneus especiais da Yokohama TWS.

Principais lançamentos do evento

Como reuniu as montadoras e fabricantes de motocicleta mais importantes do País, o Festival Interlagos 2023 acabou cumprindo a função de um “salão de motos”, sendo palco de diversos lançamentos. Conheça as principais novidades mostradas no evento.

Yamaha YZF-R15

Foto: Divulgação Yamaha

Decidida a aumentar suas vendas, a Yamaha continua apostando no segmento small premium, como a marca classifica as motos de baixa cilindrada, mas com acabamento e componentes mais sofisticados do que as utilitárias de 150 cc. A fabricante japonesa mostrou a miniesportiva YZF-R15. Apesar de seu motor ter apenas 155 cm³, conta com arrefecimento líquido e comando de válvulas variável para produzir 18,8 cv de potência – uma boa marca para uma moto dessa capacidade. Freios ABS nas duas rodas, painel digital e iluminação em LED completam o pacote da esportiva, que chega às lojas em novembro por R$ 18.999.

Kawasaki ZX-4R

Foto: Divulgação Kawasaki

Grande estrela do estande da marca, a nova Ninja ZX-4R, que tem motor de quatro cilindros, 400 cc e 80 cv, chega às lojas em outubro. Sofisticada, com suspensões e freios dignos de motos maiores, a ZX-4R terá preço sugerido de “salgados’ R$ 55.990. A Kawasaki também mostrou a custom Eliminator de 450 cc, recém-lançada nos Estados Unidos. O modelo, contudo, só deve chegar ao País no ano que vem.

BMW C 400X

Foto: Divulgação BMW

Com recorde de venda de motos no Brasil e no mundo no ano passado, a BMW Motorrad anunciou, recentemente, investimento de R$ 50 milhões na sua fábrica de Manaus (AM). A planta irá produzir a nova C 400X, apresentada no festival. O modelo marca a entrada da BMW no segmento de scooters urbanas no País. Com motor de 34 cv, controle de tração e freios ABS nas duas rodas, a C 400X será nacionalizada a partir do segundo semestre, e deve chegar às lojas ainda neste ano, mas seu preço não foi definido.

Ducati DesertX

Foto: Divulgação Ducati

A Ducati ampliou sua linha de motos aventureiras com o lançamento da nova Desert X. Equipada com rodas raiadas, aro 21 na dianteira, e suspensões com mais de 200 mm de curso, a Desert X deve agradar os motociclistas que gostam de se aventurar na terra. Com baixo peso (202 kg), grande autonomia e eletrônica moderna, a Desert X usa um motor de dois cilindros em “L”, 937 cm³ e 111 cv de potência. Também chama atenção seu design retrô, inspirado nas motos de rally dos anos 1980 e 1990. O preço sugerido, de R$ 97.990, é alto, porém competitivo para o segmento.