A Linha 9-esmeralda transportou 116 mil pessoas até o Autódromo de Interlagos
Segundo a ViaMobilidade, concessionária da Linha 9-Esmeralda, cerca de 116 mil pessoas utilizaram os trens para chegar até o Autódromo de Interlagos durante os três dias do evento. A empresa afirmou que desse total, 13 mil escolheram o serviço exclusivo do Trem Expresso oferecido. Os três dias registraram um total de 303 mil visitantes, número recorde do evento.
O Expresso GP partiu no fim de semana da estação Pinheiros em intervalos de 30 minutos das 6h30 até às 11h no sábado e domingo, e das 9h30 até o mesmo horário na sexta, terminando o trajeto na estação Cidade Dutra, que foi reativada com plataformas temporárias, rampas de acesso e apoio de pessoal. A maioria dos fãs de Fórmula 1 que foram pela Linha 9-Esmeralda escolheram o serviço comum que tem a estação Autódromo como a mais próxima da pista.
Leia também: Bilhete Único de Estudante: saiba qual é o prazo final para solicitação do cartão
A SPTrans também disponibilizou 48 ônibus expressos para o Autódromo de Interlagos para o fim de semana do Grande Prêmio de Fórmula 1, inclusive com a tarifa zero no domingo. Segundo a empresa, a expectativa era de transportar 20 mil pessoas até o Autódromo nos três dias de evento. Até o momento de publicação desta matéria não havia dados sobre quantas pessoas foram nesses ônibus.
Segundo a Autopass, a estação Autódromo, de onde voltaram tanto os trens expressos quanto a operação normal, teve um crescimento no fluxo de passageiros nos dois primeiros dias de evento de mais de 1400% quando comparado a outras sextas e sábados.
Leia mais: Metrô lança o EcoMetrô, painel que mostra as emissões de CO₂ evitadas pelo uso do modal em 2025
De acordo com dados da operadora, na sexta e no sábado foram registrados 39.222 embarques na estação, 15 vezes mais em relação a fins de semana anteriores. No domingo (9) não foi possível realizar a comparação e levantamento devido à gratuidade do transporte público em São Paulo por conta do Enem 2025.
Segundo dados da ViaMobilidade, a decisão de todos os passageiros que utilizaram os trens para se locomover até o evento foi responsável por evitar a emissão de 56 toneladas de CO₂ na atmosfera, o equivalente ao plantio de 404 árvores.
A análise considera que 116 mil pessoas deixaram de utilizar carros, vans e motos no trajeto e com esse total mostra a diferença com a emissão do transporte sobre trilhos.