Apresentadas durante o Salão Duas Rodas 2019, em novembro, chegam agora às ruas as novas CB 500X e CB 500F. Os dois modelos, montados em Manaus, passaram por mudanças que deixaram ambas melhores, especialmente a trail 500X, que ganhou capacidade off-road. A 500F custa R$ 26.900 e a 500X chega por R$ 28.900, os dois modelos contam com freios ABS de série e não oferecem opcionais.
Boa parte das mudanças são compartilhadas pelos dois modelos. O painel de instrumento é novo, ao estilo Blackout (fundo preto e letras em branco). Além do novo estilo e formato, que lembra o da CB 650R, ele traz mais funções.
Há indicador de marcha, tempo percorrido, hodômetros total e parciais, média de consumo e consumo instantâneo. Ele traz ainda o shift light, luz que indica o momento ideal para troca de marcha no lado direito. Ele vem programado de fábrica para acender em 5 mil rpm, mas pode ser programado na rotação que o piloto desejar.
Agora todas as luzes são de LEDs (setas e luz de freio) e se juntam ao farol de LEDs que já estava disponível desde 2018. Soma-se a isso, a função “sinal de parada de emergência”, que ao aplicar força o suficiente para acionar o ABS, faz as setas piscarem automaticamente e desligarem assim que os freios são liberados.
Os retrovisores também tem um novo formato e os guidões também são novos, mais grosso no centro e fino nas extremidades. O sistema de embreagem agora é assistido e deslizante, isso garante que o acionamento do manete fique mais leve e que dificulte que a roda traseira trave em reduções mais fortes.
O dois cilindros de 471 cm³ que equipa as duas motos recebeu melhorias. A Honda reduziu o pico de torque e potência em 500 rpm, aumentando ainda a entrega de torque entre 3 mil rpm e 7 mil rpm.
Para isso, a marca adotou caixas de ar maiores na admissão e também aumentou o fluxo da exaustão. As outras alterações são no mapa de injeção de combustível e a troca do do comando do motor, que tem ressaltos maiores.
Isso faz as válvulas ficarem abertas em um ângulo maior, recebendo mais ar na mistura com o combustível, para render melhor.
Na prática, tanto na CB 500X quanto na CB 500F o comportamento do motor ficou melhor. Não é preciso “esgoelar” o bicilíndrico para conseguir o melhor rendimento em termos de torque, principalmente. Com isso, a sensação é que o motor está trabalhando com menor atrito entre as peças, apesar da Honda não ter alterado nada nesse sentido.
A potência e o torque continuam inalterados: 50,4 cv e 4,55 mkgf e os números são suficientes para entregar uma dose comedida de esportividade e garantir boas retomadas e aceleração com vigor.
Além das novidades que compartilha com a 500F, a 500X tem suas mudanças exclusivas. A
principal dela é a adoção de uma roda de 19 polegadas na dianteira, substituindo a antiga de 17”. Com isso, a 500X ficou mais afeita ao uso no off-road.
A roda maior dá mais estabilidade no fora de estrada. Além disso permite que ela seja equipada com pneu off-road se for da vontade do piloto. Na ciclística isso não alterou muito o projeto, mas deixou a frente um pouco mais lenta que na versão com 17”, já que a pegada de “esportiva” foi tolhida.
Por outro lado, a moto está mais confortável, uma vez que para “combinar” com a nova roda, a Honda aumentou o curso das suspensões dianteira e traseira. Na frente passou de 140 mm para 150 mm. Na traseira, para equilibrar a altura da moto, foi para 135 mm, um aumento de 17 mm. Tanto a dianteira quanto a traseira tem ajuste de pré-carga.
No uso, deu para perceber como a roda maior e a suspensão de maior curso na dianteira deixaram a condução mais confortável. É difícil sentir a pancada seca quando se passa por um buraco, que era uma sensação mais presente. Para não prejudicar os pilotos mais baixos, a Honda deixou o banco do piloto mais estreito perto do tanque. Isso permite deixar as pernas mais fechadas e facilmente apoiadas no tanque.
Os freios foram mantidos na 500F, com discos simples de 320 mm na frente e 240 mm atrás. Na 500X, o dianteiro foi reduzido para 310 mm. De acordo com a Honda, a redução foi feita para manter o equilíbrio da moto durante frenagens na combinação com a roda de diâmetro maior. Porém, isso não alterou o poder de frenagem da trail.
PREÇO: 26.900 (500F)
PREÇO: 28.900 (500X)
MOTOR: 471 cm³, dois cilindros, 8V, gasolina
POTÊNCIA (CV): 50,4 a 8.500 rpm
TORQUE (MKGF): 4,5 a 6.500 rpm
CÂMBIO: 6 MARCHAS