Entre os lançamentos da Honda para 2024 está a nova NX 500. O modelo aventureiro irá substituir a CB 500X no line-up da fabricante japonesa a partir do próximo ano. Assim como a CB 500F, que dará lugar a nova Hornet 500, a Honda anunciou que a CB 500X vai sair de linha. Sua substituta ganhou um novo nome, NX 500, além de um design mais moderno e outras melhorias.
Com sua nova moto aventureira a fabricante resgata a sigla NX, que fez história na Honda com a NX 650 Dominator. O modelo, lançado no final dos anos de 1980, tinha a proposta de ser uma moto on e off-road e fez sucesso na Europa.
A sigla NX, de acordo com a Honda, significa “New X-over” (Nova Crossover). Em suma, a nova NX 500 herda as características da CB 500X, que sai de linha. Trata-se de uma “mistura” entre uma naked e uma aventureira. Além disso, o modelo promete agilidade numa estrada sinuosa, diversão no fora-de-estrada e conforto para percorrer longas distâncias.
Tanto que manteve a mesma base mecânica e ciclística da sua antecessora, porém com algumas melhorias. As rodas de liga-leve ficaram mais leves e os ajustes da da suspensões dianteira e traseira foram atualizados para melhorar a condução, segundo a Honda.
Já o motor continua o mesmo bicilíndrico, com embreagem deslizante e câmbio de seis marchas. A grande novidade fica por conta do novo controle de tração da marca (o famoso HSTC) e de uma reprogramação na ECU para melhorar a acelerações.
Com um design, batizado pela Honda de Daily Crossover, ou seja, uma crossover para o uso diário, a NX 500 mistura seu aspecto utilitário com linhas angulosas e formas sólidas. O desenho do faro de LEDs, segundo a Honda, mantém a penetração do feixe de luz, mas oferece uma distribuição mais ampla. A lanterna, assim como os piscas, também usam LEDs.
A modernidade da NX 500 aparece no novo painel com tela colorida de TFT de 5 polegadas. Herdado dos modelos maiores da Honda, o painel ainda oferece conectividade para smartphones por meio do aplicativo Honda Road Sync.
A posição de pilotagem mudou um pouco, mas sem abrir mão do conforto. O assento ficou 4 mm mais baixo do que na CB 500X e agora tem 830 mm do solo. O guidão aberto e de espessura variável proporciona uma posição ereta e de braços abertos, confortável como nas motos trail.
O tanque, por outro lado, não mudou. Comporta ainda 17,7 litros de gasolina. De acordo com a Honda, o consumo do motor de dois cilindros e 500 cc é de 27,8 km/litro. Com isso, a autonomia estimada é de quase 500 quilômetros com um tanque de combustível.
O motor da nova NX 500 manteve a base da CB 500X. Isto é, um bicilíndrico de 471 cm³, com quatro válvulas por cilindro e arrefecimento líquido. Na versão europeia, produz apenas 47,5 cv de potência máxima a 8.600 rpm – já, no Brasil, o bicilíndrico paralelo é mais potente, como na CB 500X. Aqui, produz 50,2 cv a 8.500 giros.
O câmbio manteve as seis marchas, assim como a embreagem deslizante e assistida da antiga 500 X. Da mesma forma que a potência, o torque do modelo europeu é menor: 4,38 mkgf a 6.500 giros contra 4,54 mkgf a 7.000 rpm, na versão brasileira.
Uma novidade da NX 500 2024 é o sistema de controle de tração. O sistema HSTC compara as velocidades das rodas dianteira e traseira, detectando um provável derrapagem da roda traseira. Nessa hora, o sistema de injeção é controlado para reduzir o torque na roda. Para quem desejar, o sistema também pode ser desligado.
Na parte cilística, a NX 500 manteve o quadro em tubos de aço da antiga CB 500X. Com boa distribuição de peso (48,7%, na dianteira e 51,3%, na traseira), a nova NX 500 pesa 196 kg em ordem de marcha – praticamente o mesmo da CB 500X.
As rodas em alumínio são completamente novas. O novo design em “Y” com cinco raios economizou 800 g à frente e 700 g atrás. A roda dianteira de 19 polegadas combina-se com a roda traseira de 17 polegadas, calçadas com pneus sem câmara nas medidas: 110/80-R19 e 160/60-R17.
A redução do peso não suspenso trabalha em conjunto com novos ajustes das suspensões. O conjunto é o mesmo: garfo telescópico invertido, na dianteira, e balança monoamortecida, na traseira. Os freios também usam disco, duplo, na frente, e simples, atrás, com sistema ABS de série.
Apesar de a Honda anunciar que a CB 500X irá sair de linha em 2024, na Europa, o modelo continua à venda no mercado brasileiro. A Honda Brasil, inclusive, já anunciou os modelos 2024 da crossover.
Mas isso significa que a nova NX 500 não virá ao Brasil? Não, necessariamente. Afinal, acontece uma defasagem entre os lançamentos no exterior e as novidades para o nosso mercado. Entretanto, tudo indica que a nova NX 500 também substituirá a CB 500X por aqui.
Embora a linha de 500 cc da Honda seja montada no Brasil, grande parte das peças vêm do exterior. Dessa forma, como a CB 500X deixará de ser produzida em outros mercados, também deverá sair de linha no País. Contudo, isso deve acontecer apenas no modelo 2025 ou 2026, quando a CB 500X deverá dar lugar à nova NX 500 também no mercado brasileiro.