A internet gratuita no Metrô de São Paulo vai funcionar até o final do ano. O Metrô prorrogou o contrato com a Stemme Telecomunicações que dará a continuidade da internet gratuita nas estações das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha até o final de 2025. O contrato não comtempla a Linha 15-Prata.
A medida, que beneficia milhões de usuários diariamente, permite que os passageiros se mantenham conectados durante suas viagens, seja para trabalhar, estudar ou simplesmente se divertir.
O contrato celebrado desde 2020 prevê o uso de 10 m² em cada estação para divulgar publicidade e conteúdos nos dispositivos móveis quando os usuários acessarem o sinal de internet gratuita nos mezaninos e nos acessos das estações.
Com isso, a contrapartida da empresa de tecnologia é arcar, sem custos ao Metrô, com a infraestrutura e com a manutenção. Logo, o Metrô também pode rescindir o contrato antes do término acordado, notificando a empresa previamente, por 90 dias.
Leia também: 5G no metrô de São Paulo? Linha 5-Lilás deve ganhar sinal de internet
As estações de metrô beneficiadas são:
Linha 1 – Azul | Tucuruvi, Santana, Portuguesa-Tietê, Armênia, Luz, São Bento, Sé, São Joaquim, Vergueiro, Paraíso, Ana Rosa, Vila Mariana, Santa Cruz e Jabaquara. |
Linha 2 – Verde | Vila Prudente, Tamanduateí, Sacomã, Brigadeiro, Trianon-Masp, Consolação, Clínicas e Vila Madalena. |
Linha 3 – Vermelha | Itaquera, Arthur Alvim, Patriarca, Guilhermina-Esperança, Vila Matilde, Penha, Carrão, Tatuapé, Belém, Bresser Mooca, Brás, Anhangabaú, República, Santa Cecília, Marechal Deodoro e Barra Funda. |
Os usuários têm acesso ao serviço nas áreas de mezanino das estações, identificadas por adesivos e placas. Para utilizar o serviço, após ativar o wi-fi no seu celular, pesquise pela rede “wifi_metro_sp”.
Na tela principal preencha o campo e-mail e aceite os “Termos de Condições de Uso”, o acesso é liberado. O tempo máximo de uso é de 20 minutos, com um intervalo de 15 minutos para uma nova conexão.
O Metrô assinou também um contrato, em dezembro de 2023, com o Consórcio Winity Arion, telecom responsável pela implementação da Infovia-Metronet.
Durante 30 anos, a concessionária terá a missão de gerenciar a tecnologia em todo o sistema metroviário, que atende diariamente 2,7 milhões de pessoas. Toda a estrutura deve estar em pleno funcionamento até 2027.
A Infovia-Metronet é uma infraestrutura de telecomunicações que distribui cabos de fibra óptica de alta capacidade de transmissão dentro dos túneis interligando todo o sistema metroviário, o que significa que são locais protegidos de qualquer interferência, seja ela externa ou climática.
A finalidade de melhorar a transmissão da Internet e do sinal de telefonia celular pela cobertura 4G e 5G, inclusive, dentro dos trens, o que melhora a experiência do usuário e gerar novas receitas ao Metrô.
Leia também: 4G na Linha 5-Lilás: Via Mobilidade fecha parceria para fornecer sinal de internet