Internet no metrô de SP já está presente na maioria das estações. Foto: Adobe Stock/BUDDHA
A internet gratuita já faz parte da rotina de passageiros do transporte sobre trilhos em São Paulo. O serviço está presente em linhas do Metrô, da CPTM e das concessionárias privadas CCR e ViaMobilidade, que ampliaram a cobertura com parcerias para oferecer Wi-Fi, 4G e 5G. Aliás, a expectativa é que, até 2026, a conexão esteja disponível inclusive nos túneis, garantindo navegação contínua durante todo deslocamento subterrâneo.
Leia também: Barra Funda-Palmeiras: entenda mudanças na estação e acesso às linhas 7-Rubi e 10-Turquesa da CPTM
Conforme Rafael Podestá, Chief Revenue Officer (CRO) da IHS Brasil, empresa responsável pela infraestrutura de conectividade da Linha 5-Lilás, “o objetivo é que o usuário entre na estação e só perceba que está em movimento, sem notar queda no sinal ou falhas de conexão. A tecnologia já está preparada para suportar todas as operadoras”.
Na CPTM, 41 estações contam com rede instalada pela Linktel, com 30 minutos de acesso gratuito por dia. Para se conectar, o passageiro precisa preencher um cadastro rápido com e-mail e senha.
Já no Metrô, 38 estações oferecem Wi-Fi aberto, sem cobrança de tarifa. Conforme a empresa, a rede está disponível nas linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha, em locais de grande fluxo como Sé, República, Luz e Palmeiras-Barra Funda.
De acordo com Eduardo Meira, diretor de operações da Linktel, a implantação trouxe desafios técnicos. “São inúmeros pontos de acesso e necessidade de estabilidade para suportar milhares de conexões simultâneas. O projeto é uma inovação tecnológica que traz inclusão digital para milhões de pessoas”, explica.
No caso da ViaMobilidade, a IHS já ativou a cobertura 5G em estações estratégicas da Linha 5-Lilás: Largo Treze, Campo Belo, Brooklin, Borba Gato, Alto da Boa Vista, Adolfo Pinheiro, Eucaliptos e Moema. Há também cobertura nos túneis entre Campo Belo e Brooklin. A expectativa é expandir a conexão nos túneis nos próximos meses.
“Essa é uma entrega que melhora a jornada diária dos passageiros e garante mais conforto. A conectividade virou um serviço essencial”, destaca Antonio Marcio Barros Silva, chefe de operações das linhas 4-Amarela e 5-Lilás da ViaMobilidade.
Ainda não há uma data para instalação da tecnologia na Linha 4-Amarela.
O Metrô de São Paulo já firmou parceria com a Winfra para ampliar a cobertura de 4G, 5G e Wi-Fi em todas as estações e trens das linhas 1, 2 e 3 até o fim de 2026. Já a ViaMobilidade segue expandindo a conectividade da Linha 5-Lilás, enquanto a CPTM aposta na ampliação da parceria com a Linktel.
“Estamos diante de uma transformação que vai aproximar o transporte sobre trilhos da realidade das grandes metrópoles mundiais, em que a conexão é contínua, rápida e segura”, resume Alexandre Katz, diretor de operações da IHS Brasil.
Leia também: CPTM testa novo horário do Expresso Linha 10 a partir desta segunda-feira (28)