A Kawasaki lançou, no último final de semana, a Eliminator 400. Apresentada no Salão de Osaka, no Japão, a nova moto segue o estilo custom, porém usa a mesma base mecânica da Ninja 400. A nova Eliminator 400 chega em breve ao mercado japonês, para brigar com modelos como a Honda Rebel 500 e até mesmo a recém-lançada Royal Enfield Meteor 650.
Para criar a nova moto, a Kawasaki buscou inspiração no passado: a Eliminator foi uma custom de sucesso lançada na década de 1980. Entretanto, a fabricante japonesa aproveitou a base mecânica de sua moderna e bem sucedida linha de 400 cc.
A nova Kawasaki Eliminator foi apresentada em duas versões. O modelo base e uma “edição especial” SE (de Special Edition), que tem equipamentos extras, como pequena carenagem sobre o farol de LED, tomada USB-C à prova d’água, além de selim com bicolor.
O modelo chega em breve ao mercado japonês com preço a partir de 759.000 ienes, o equivalente a cerca de R$ 30 mil, em conversão direta. A nova Kawasaki Eliminator terá as opções de cor branca e preta.
A nova Eliminator 400 usa o mesmo motor de dois cilindros, arrefecimento líquido e 398 cm³ de capacidade, que já equipa a Ninja 400 e a Z 400, ambas à venda no Brasil. O bicilíndrico produz bons 48 cv de potência máxima a 10.000 rpm e 3,8 kgf.m de torque a 8.000 giros. Câmbio de seis marchas e embreagem assistida e deslizante completam o conjunto.
Apesar de usar o mesmo motor da esportiva e da naked de 400 cc, a nova Kawasaki Eliminator 400 tem um visual custom, com proporções longas e baixas. Com um quadro de aço em treliça, o novo modelo tem 1.520 mm de entre-eixos e um assento baixo, a apenas 735 mm do solo. Indício de que se trata de uma moto amigável para os iniciantes.
O conjunto de suspensões conta com garfo telescópico convencional, com tubos de 41 mm de diâmetro, na dianteira. Já na traseira, a nova custom de 400 cc da Kawasaki usa dois amortecedores (bichoque).
Com rodas de liga-leve, a nova Eliminator 400 calça pneus sem câmara, nas medidas 130/70-18 (dianteira) e 150/80-16 (traseira). Os freios são a disco nas duas rodas, com sistema ABS de série.
Por enquanto, a Kawasaki irá vender a nova Eliminator 400 apenas no mercado japonês. Contudo, como o modelo usa a mesma base mecânica da Ninja 400 e da Z 400, poderia também vir ao Brasil. Afinal, a fabricante já produz os dois modelos de 400 cc em Manaus (AM) e não teria grande dificuldades de montar também a nova Eliminator.
Além disso, o segmento custom de baixa e média cilindrada tem poucas opções e muitos fãs no mercado brasileiro. Atualmente, apenas a Royal Enfield oferece a Meteor 350, mas a versão Super Meteor de 650 cc chega ainda neste ano. A Honda, apesar dos pedidos dos fãs, não demonstra interesse de trazer a Rebel 500 ao País. Com isso, a nova custom Eliminator 400 poderia abocanhar uma fatia de mercado para quem procura uma moto com o estilo estradeiro, para viajar.