O congestionamento é um problema recorrente enfrentado pelos brasileiros que vivem nas grandes metrópoles. Assim, com empresas voltando ao trabalho de forma presencial e a rotina sendo parecida com o período pré-pandêmico, os números de congestionamento voltaram a crescer.
Dados da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) do mês de março revelam que o índice de lentidão contabilizado na cidade foi de 155 quilômetros de vias congestionadas. Esse número, em contrapartida, supera março de 2019, quando foram observados 153 quilômetros. Ou seja, já temos mais trânsito que no período anterior à pandemia da covid-19.
Leia também: São Paulo está quase parando: entenda o problema do trânsito em São Paulo
Todavia, para entender melhor onde os congestionamentos têm sido mais recorrentes, o Waze, aplicativo de mobilidade urbana, calculou o aumento do tráfego no mês de agosto de 2023, comparado ao mesmo mês de 2022, usand dados de tráfego de cidades selecionadas em todo o Brasil.
De acordo com a plataforma, foi observado um aumento nos níveis de tráfego após os mesmos diminuirem em 2020 e 2021, o que provavelmente se deve ao crescimento dos eventos locais e ao retorno das empresas ao modelo híbrido de trabalho.
Dessa forma, a capital do Distrito Federal, Brasília, teve o maior aumento de tráfego do País. Acompanhe abaixo as dez cidades mais congestionadas do Brasil, levando em conta a comparação entre o agosto de 2023 e agosto de 2022):
1. Brasília: +35%
2. Goiânia: +33%
3. Porto Alegre: +31%
4. Fortaleza: +30%
5. Belo Horizonte: +28%
6. Recife: +23%
7. Campinas: +20%
8. Curitiba: +19%
9. São Paulo: +15%
10. Rio de Janeiro: +12%
Entretanto, analisando apenas os dados de agosto de 2023, de acordo com o mesmo levantamento do Waze, São Paulo encabeça a lista das cidades mais congestionadas do País. Confira as demais:
Leia também: Cerca de 36% da população gasta mais de uma hora por dia no trânsito, revela pesquisa
Ver Comentários
BH com certeza não é a mais congestionada do Brasil, mas tem, disparado, os piores motoristas. Aqui qq batidinha, que quebra um simples retrovisor, os caras param na faixa da esquerda e ficam lá batendo boca.
Pior é as autoridades, em especial a PMMG, que ao invés de liberar a via, quando chega ao acidente, fica lá anotando os dados para um boletim inútil....
Aqui rasgam o CTB todo dia.