Linha 17-Ouro: Metrô faz ‘tomografia’ das vigas antes de receber novos trens

Até o momento, segundo o Metrô de SP, 14 km de vigas da Linha 17 -Ouro foram verificados. Foto: Divulgação/Metrô-SP

Há 3h - Tempo de leitura: 2 minutos, 0 segundos

As obras do monotrilho da Linha 17-Ouro do Metrô de SP, que estão na reta final, deram mais um passo. Uma das últimas fases foi uma bateria de inspeções nas vigas-guias, nome dado às estruturas de concreto armado que vão segurar os veículos sobre importantes avenidas da capital paulista.

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As inspeções foram feitas com um escaneamento a laser 3D, espécie de “tomografia” das estruturas. Assim, segundo o Metrô de SP, 14 km de vigas foram verificados (das vias 1 e 2 da linha), faltando ainda o tratamentos dos dados coletados.

A previsão é que a conclusão seja ainda este ano, e a operação do no futuro ramal comece em 2026. Nesse sentido, o governo de São Paulo divulgou, nesta quarta-feira, 24 de abril, que os testes com os trens já começaram no trecho de 4,5 km que vai do Pátio Água Espraiada até a Estação Vila Cordeiro.

Em que estágio está a Linha 17-Ouro do monotrilho?

O empreendimento da linha, como um todo, já está com 78% da estrutura física construída. Assim, o projeto terá extensão de 6,7 km ligará o Aeroporto de Congonhas à Estação Morumbi, com 8 estações. Além disso, serão 14 trens da tecnologia monotrilho, dois dos quais já chegaram ao pátio da concessionária.

Dessa forma, linha terá integração com o Aeroporto de Congonhas (Estação Congonhas), SPTrans (Estação Vereador José Diniz e Chucri Zaidan), Linha 5-Lilás (Estação Campo Belo) e com a Linha 9-Esmeralda (Estação Morumbi). Portanto, visa atender a demanda estimada é de 93 mil passageiros por dia útil.

O contrato foi assinado em 2018 e, dessa forma, incluiu a concessão da Linha 5-Lilás pelo consórcio Via Mobilidade. Com validade de 20 anos, os investimentos contemplam mais de R$ 3 bilhões em manutenção, conservação, melhorias, requalificação, adequação e, além disso, a expansão das linhas ao longo do contrato.

Veja, então, em que estágio está cada uma das estações e a via:

  • Aeroporto de Congonhas: 88,0%
  • Washington Luís: 70,3%
  • Brooklin Paulista: 78,8%
  • Vereador José Diniz: 82,2%
  • Campo Belo: 81,7%
  • Vila Cordeiro: 68,3%
  • Chucri Zaidan: 70,0%
  • Morumbi: 82,0%
  • Pátio Água Espraiada: 74,0%
  • Via do trecho Washington Luís/Aeroporto de Congonhas – Morumbi: 90,8%