A quase dois meses do acidente na Linha 5-Lilás do metrô de São Paulo, no qual morreu Lourivaldo Ferreira Silva Nepomuceno, de 35 anos, foram instaladas barras de segurança em oito das 17 estações no ramal. O equipamento evita que os passageiros fiquem presos entre a porta da plataforma e do trem, e corram risco de esmagamento – como aconteceu com Lourivaldo no dia 6 de maio. Ele já estava sem vida ao ser socorrido.
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Essa é a primeira medida de segurança anunciada pela ViaMoblidade, a concessionária da Linha 5-Lilás, desde então. A tecnologia recebe o nome de ‘gap filler’. As estações que receberam, portanto, o equipamento até agora, segundo a concessionária, foram:
Continuam sem a primeira camada de proteção dos passageiros as estações:
O prazo divulgado para terminar a instalação das barras – duas por porta da plataforma, totalizando mais de 3.500 unidades – é de 90 dias. Ela começou no dia 16 de maio, ou seja, 10 dias após a morte do passageiro na Estação Campo Limpo. A reportagem do Mobilidade Estadão foi até as estações e confirmou, dessa forma, a presença dos equipamentos. As instalações ocorrem sempre no período noturno, para não impactar a operação dos trens, de acordo com ViaMobilidade.
Além da Linha 5-Lilás, as Linhas 4- Amarela, também operada pela ViaMobilidade, e, além disso, a 15- Prata (monotrilho) possuem portas automáticas nas plataformas de todas as suas estações. Já as Linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha, do Metrô de SP, possuem portas de plataforma, mas apenas em algumas delas. Em fevereiro deste ano, a estatal começou a instalar as portas, além disso, na Sé, uma das estações mais movimentadas da capital.
A ViaMobilidade garantiu que, além das barras de segurança, haverá no futuro sensores de presença em todas as portas, o que adicionaria uma camada a mais de segurança aos passageiros. Mas o prazo divulgado para implementar essa medida é de quase um ano.
Em nota, a empresa disse que “esta tecnologia [dos sensores] é muito recente e seu uso no mundo ainda é uma exceção, sendo a concessionária uma das pioneiras na adoção deste tipo de solução. Sua instalação envolve uma série de questões técnicas e testes, razão pela qual sua implantação não é imediata. Na linha 5-Lilás, o cronograma prevê concluí-la no primeiro trimestre de 2026, data que pode ser antecipada conforme os resultados dos testes”, diz a concessionária.
Questionada, não respondeu se houve algum treinamento específico para os funcionários sobre como lidar com acidentes e como preveni-los. Os seguranças presentes nas estações são orientados, aliás, a não comentar sobre o assunto.