Linha 7-Rubi: trens estão andando com velocidade reduzida desde manhã devido a ato de vandalismo

Furtos de cabos na Linha 7 - Rubi afetaram o serviço desde a manhã desta segunda-feira, causando velocidade reduzida e maior tempo de parada no trecho entre Jundiaí e a estação Francisco Morato. Foto: Divulgação / CPTM

Há 3h - Tempo de leitura: 1 minuto, 44 segundos

Desde pouco antes das 11h os trens da Linha 7 – Rubi têm transitado com maiores tempos de intervalo e velocidade reduzida no trecho entre Jundiaí e a estação Francisco Morato, em ambos os sentidos. Segundo nota da CPTM, ocorreram furtos de cabos na manhã desta segunda-feira.

Com isso está ocorrendo um looping operacional na estação Fracisco Morato tanto para sentido Jundiaí quanto sentido Palmeiras – Barra Funda, que consiste em trocar de trem para seguir viagem em ambos os trajetos. O furto destes cabos está relacionado à extração e revenda do cobre retirado deles.

Leia também: Sistema sobre trilhos de SP: saiba qual é a linha que transporta mais passageiros por dia

Só em 2025 é a quarta ocorrência de furtos de cabos em linhas férreas de SP. Em 21/03, criminosos furtaram componentes na região da estação Giovanni Gronchi da Linha 5 – Lilás da ViaMobilidade. Nos dias 22/04 e 17/06, a Linha 12 – Safira da CPTM teve que lidar com a mesma situação.

Segundo a CPTM a equipe de manutenção já está atuando no local para estabilizar a situação. Até lá os trens irão rodar o trecho com velocidade reduzida e maior tempo de parada nas estações Francisco Morato, Botujuru, Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista e Jundiaí.

Até às 14h40 a situação ainda não havia se estabilizado e as operações continuavam com sinal amarelo de redução de velocidade.

As linhas de trem de São Paulo têm parceria com a Polícia Militar para atuação na Dejem, além de funcionários com bodycams para reforçar a segurança nas estações. A Central de Monitoramento da Segurança Patrimonial também atua hoje em dia para evitar esse tipo de crime.

A Linha 7 – Rubi é a mais extensa de todas as linhas de trem e metrô de São Paulo, com 57,1 km de comprimento. Ela transporta, em um dia normal da semana, cerca de 340 mil passageiros e só em setembro, chegou a transportar 8.5 milhões de usuários durante o mês.