Linha 8-Diamante do trem de SP terá alterações para manutenção neste final de semana, 31/5 e 1/6

Concessionária ViaMobildiade informou que as ações fazem parte da rotina de cuidados com a infraestrutura da linha. Foto: Divulgação/ViaMobilidade

Há 2 dias - Tempo de leitura: 1 minuto, 46 segundos

A Linha 8-Diamante de trens urbanos de São Paulo, operada pela ViaMobilidade, vai funcionar com alterações neste sábado, 31/5, e domingo, 1/6, para ações de manutenção programada. A concessionária não informou quais são as ações de manutenção envolvidas. Apenas que elas fazem parte da rotina de cuidados com a infraestrutura da linha, “visando manter o padrão de qualidade do serviço prestado à população”.

Leia também: Linha 9-Esmeralda do metrô de SP opera com alterações para manutenção entre 26/5 e 1/6

No sábado, 31/5, das 20h às 0h, os trens circulação com intervalos maiores. Assim, as saídas serão aproximadamente a cada 18 minutos entre a estações Júlio Prestes, em Campos Elíseos, e Itapevi, no município da zona oeste. Ou seja, em toda a linha, com exceção do trecho que funciona em extensão operacional entre as estações Itapevi e Amador Bueno.

Já no domingo, 1/6, durante toda a operação comercial, das 4h às 0h, os intervalos serão de 18 minutos, da estações Júlio Prestes até Itapevi.

Segundo a ViaMobilidade, os horários escolhidos são de menor movimento, visando, dessa forma, diminuir o impacto das ações na rotina de deslocamento dos usuários.

Sobre a Linha 8-Diamante de trem de São Paulo

Em 1875, a antiga Estrada de Ferro Sorocabana inaugurou a hoje chamada Linha 8-Diamante. Ela partia, então, das estações Júlio Prestes (no centro da cidade de São Paulo) até Sorocaba, cidade localizada a 87 km da capital paulista.

Depois, em 1996, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) assumiu a operação da linha. Assim, a companhia administrou-a até 2021, quando a concessão passou para a ViaMobilidade.

Hoje, o ramal ferroviário possui 41,6 km de extensão, com 21 estações e tempo estimado de viagem de 55 minutos. Ele opera entre as estações de Itapevi e Palmeiras-Barra Funda. Assim, atende as cidades de Itapevi, Barueri, Carapicuíba e Osasco, todas na região metropolitana de São Paulo, conectando esses municípios ao centro da capital paulista.