Mais de 24 mil cartões de transporte para trabalhadores desempregados foram emitidos em 2023

Benefício é válido para pessoas desempregadas há mais de 30 dias e no máximo de 180 dias. Foto: Getty Images.

09/01/2024 - Tempo de leitura: 2 minutos, 7 segundos

O número de cartões de transporte emitidos para trabalhadores desempregados de São Paulo subiu em 2023. De acordo com a CPTM, houve um aumento de 9% na quantidade de pessoas beneficiadas.

Ao todo, foram emitidas 24.446 credenciais no ano passado. Assim, o número equivale a uma média de 2 mil cartões entregues por mês. A alta é em comparação ao ano de 2022, de acordo com a companhia.

A Credencial para Trabalhadores Desempregados garante acesso integrado gratuito à CPTM e ao Metrô. O benefício é válido para pessoas desempregadas há mais de 30 dias e no máximo de 180 dias.

Ao longo de todo o ano de 2023, a CPTM registrou 591.887 embarques com a gratuidade do desempregado. Já ao longo de 2022, foram emitidas 22.376 credenciais. Além disso, foram 539.508 embarques com a credencial de gratuidade do trabalhador desempregado.

“Esse é um benefício social para ajudar os profissionais nos deslocamentos de trem e metrô durante a busca por uma nova colocação. Por isso, quem possui a gratuidade da credencial pode utilizar todos os dias para cumprir os compromissos com entrevistas e processos seletivos dentro de um período de 90 dias”, explica Viviane Citroni Vizioni, chefe do Departamento de Relacionamento com Passageiro da CPTM.

Como solicitar o benefício

O serviço de atendimento para solicitar o benefício é realizado somente no posto da CPTM. Para isso, é preciso se dirigir à Estação Palmeiras-Barra Funda da Linha 7-Rubi, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, exceto feriados. Além disso, também é possível chegar à estação por meio da Linha 3-Vermelha de metrô ou pela Linha 8-Diamante de trem.

Para requerer o benefício, que é pessoal e intransferível, é preciso apresentar no posto alguns documentos. São eles RG, CPF, a rescisão do contrato de trabalho (último emprego) e a carteira de trabalho, física ou digital, constando a baixa no último emprego.

De acordo com a CPTM, as credenciais são válidas por 90 dias não renováveis, tanto para o acesso às estações de trem quanto de metrô. A companhia reforça que o benefício é entregue aos trabalhadores demitidos há, no mínimo, 30 dias. Ou seja, a pessoa deve aguardar um mês antes de fazer a solicitação.

Em seguida, para acessar a CPTM e o Metrô, os passageiros deverão apresentar a credencial e a carteira de trabalho nos bloqueios para os funcionários. Apenas a credencial não garante o acesso gratuito. Os passageiros podem obter informações pela Central de Relacionamento (0800 055 0121), WhatsApp (11 99767-7030) e pelo site CPTM.