Aplicativo de viagens Maxim tem opção de mototáxi, conforto e até minivan. Foto: Divulgação/Maxim.
O transporte por aplicativo está conquistando a preferência de mobilidade nas maiores cidades do País. Embora a Uber e 99 dominem o mercado brasileiro, há outro aplicativo que promete oferecer viagens mais baratas: o Maxim surgiu em 2003 na Rússia, mas só chegou no Brasil em 2021.
Leia também: Sorrimobi: aplicativo de viagens municipal ganha Prêmio Mobilidade Urbana no Smart City
Conforme o aplicativo, os serviços focam nas classes C, D e E. Presente em mais de 50 cidades brasileiras, o app tem mais de 12 milhões de downloads em 22 países espalhados por três continentes, como a África, Ásia e América do Sul.
Além do Brasil, Argentina, Colômbia e Peru tambem possuem operações da Maxim.
Para acessar o aplicativo, é necessário baixar na Apple Store ou PlayStore. Uma vez que o cadastro é realizado, o passageiro escolhe o destino da corrida e opta entre as duas formas de pagamento: leilão ou pré-determinado.
Além disso, em algumas cidades há opções “Confort”, minivans e até mototáxi.
Conforme representante da Maxim informou ao Mobilidade Estadão, cada escritório local determina o preço das viagens. A avaliação considera características do local, demanda e quantidade de motoristas. Entretanto, o aplicativo garante ser mais barato que os concorrentes.
O aplicativo oferece diversas promoções para os motoristas que permitem zerar a taxa repassada ou reduzi-la. Para o desconto ser aplicado, o condutor precisa realizar um volume específico de corridas, vestir o uniforme da Maxim ou adesivar o carro com o símbolo da marca. Porém, a taxa varia em cada cidade.
Veja a lista divulgada pelo aplicativo:
Leia também: Acessibilidade dos estabelecimentos pode ser avaliadas por usuários de aplicativo