Metrô BH lança terminais de autoatendimento
O Metrô BH não venderá mais passagens unitárias em dinheiro nas bilheterias das estações a partir desta terça-feira, 6. Agora só será possível comprar passagens nos terminais de autoatendimento – que foram lançados este mês -, pelo aplicativo Bipay ou com a aproximação de cartão de crédito ou débito direto nas catracas.
A empresa, que venceu o edital de concessão do metrô belo-horizontino há dois anos, afirma, nesse sentido, que a medida é parte da sua agenda de inovação.
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Nos terminais de autoatendimento, os passageiros podem comprar até quatro passagens por vez, com validade de 10 dias. As máquinas aceitam Pix, cartões de crédito e débito, cédulas e moedas.
A recarga dos cartões BHBus e Ótimo, porém, só será possível nas bilheterias. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 5h15 às 23h. Das 19 estações do sistema metroviário, contudo, há bilheteria em apenas 7: Eldorado, Gameleira, Carlos Prates, Lagoinha, Central, Santa Efigênia e Minas Shopping. As estações Vilarinho e São Gabriel possuem postos de recarga Ótimo e BHBus nos terminais de ônibus, anexos às estações de metrô.
Nas demais estações não é possível fazer a recarga, somente a compra dos bilhetes nos terminais de autoatendimento. Uma alternativa, nesse sentido, é recarregar os cartões BHBus e Ótimo nos respectivos aplicativos. Há um prazo de até 48h para que o pagamento seja validado.
Segundo o Metrô BH, os terminais de autoatendimento proporcionam aos passageiros mais rapidez ao adquirir as passagens, são mais práticos e, além disso, mais seguros. Nas redes sociais da empresa há postagens ensinando os passageiros como utilizar as máquinas. Ainda segundo a empresa, todas as estações do sistema há colaboradores de atendimento e segurança, que estão acolhendo os clientes e auxiliando no uso da novidade.