Metrô de BH: o que se sabe sobre as obras da Linha 2

Apenas a nova linha terá sete novas estações em mais de 10,5 km de extensão. Foto: Divulgação/MetrôBH

29/10/2024 - Tempo de leitura: 2 minutos, 10 segundos

O projeto de expansão do Metrô de Belo Horizonte inclui a ampliação da única linha já existente na região e a construção da Linha 2. Em setembro, as obras de construção da nova linha foram iniciadas oficialmente. A previsão de conclusão está marcada para 2027, com início da operação plena do metrô no ano seguinte.

Inicialmente, as obras da linha 2 estavam previstas para iniciar em maio deste ano. De acordo com o MetrôBH, empresa que gerencia o serviço de transporte na região, serão sete novas estações em mais de 10,5 km de extensão. As novas estações incluem Barreiro, Ferrugem, Vista Alegre, Nova Cintra, Nova Gameleira, Amazonas e Nova Suíça.

Conforme o Ministério das Cidades, com o funcionamento da nova linha, o metrô deverá atender a uma média de 213 mil passageiros por dia; 56 mil apenas na Linha 2. A expectativa do MetrôBH já é de 270 mil passageiros diariamente, em média.

Atualmente, o metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte conta com 19 estações ao longo de 28,1 km de extensão. O sistema de transporte conecta as cidades de Belo Horizonte e Contagem.

Moradores atingidos

De acordo com a Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos, cerca de 250 famílias da Região Oeste da Capital Mineira deverão ser removidas de suas casas para a construção da nova linha. As famílias moram na faixa de domínio da via férrea, entre os bairros de Gameleira, Nova Gameleira, Nova Cintra, Betânia, Vista Alegre e Barreiro.

Conforme apuração da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, as famílias deverão ser indenizadas pela desocupação, mas o valor só deverá considerar as benfeitorias. Segundo a matéria, a posse dos terrenos não entrará para a conta por, segundo a empresa, estarem ocupados irregularmente.

O plano de desocupação do terreno do MetrôBH prevê o início da remoção das famílias em 2025. A empresa afirma que a elaboração do documento levou em consideração os impactos causados pelas obras, com o objetivo de reduzir a quantidade de pessoas afetadas. Por enquanto, as obras estão acontecendo nas regiões em que não há necessidade de desocupação.

Revitalização do metrô

Além das obras de expansão, o MetrôBH também anunciou obras de revitalização e reforma da estrutura em 2023. De acordo com a previsão da empresa, até 2025, dez estações passarão por reformas; e, até 2026, outras nove terão seus espaços revitalizados.