O Ministério dos Transporte e o Ministério das Cidades retomaram acordo de cooperação técnica na última quarta, dia 31. A parceria integra os órgãos para capacitação de munícipios e gestores na adoção de melhores políticas e práticas em mobilidade urbana e de trânsito.
A integração entre a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e a Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana (Semob) promoverá reuniões técnicas periódicas. Nestas ocasiões, pretendem atualizar o conteúdo programático de cursos de capacitação. Além disso, também serão discutidos projetos na área de mobilidade ativa e micromobilidade para a população.
A parceria também incentiva inciativas capazes de fazer a diferença na educação no trânsito e na mobilidade urbana. De acordo com o secretário nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, a integração da Senatran com a Semob é essencial para reduzir riscos e mortes nas avenidas.
“Estamos falando de mudar a forma de pensar o trânsito e a mobilidade no País, o que exige um maior alinhamento entre as secretarias”, afirmou o secretário. Denis Eduardo Andia, secretário nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, também participou da reunião.
Este trabalho acontece junto a outras iniciativas implementadas pelo Ministério dos Transportes para combater insegurança no trânsito. A pasta, por exemplo, já iniciou o projeto para incluir segurança viária como critério para investimentos públicos. Ao mesmo tempo, ampliou as adesões ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões e Lesões no Trânsito (Pnatrans).
Desde o retorno do Ministério das Cidades, políticas de desenvolvimento urbano são prioridade do governo. Habitação, mobilidade, trânsito e transporte são algumas das principais bandeiras da pasta, encabeçada pelo ministro Jader Filho.
Leia também: Medidas para redução de acidentes são discutidas por especialistas