Empresa promove pedaladas com as bikes elétricas a cada três meses. Foto? Divulgação/Mosten
Imagina: além de receber o vale-transporte, a empresa em que você trabalha oferece uma bicicleta elétrica para usar como achar melhor. Seja para ir até o ambiente de trabalho ou passear no fim de semana. A Mosten, empresa de tecnologia portuária de Santos, faz isso: disponibiliza bikes elétricas para os funcionários.
Leia também: Bike elétrica com entrada USB-C recarrega bateria com carregador de celular; conheça
Com o objetivo de melhorar a mobilidade na Baixada Santista e o bem-estar dos funcionários, o programa ‘Vou de Bike’ iniciou em 2021. Inicialmente, a parceria com a startup paulistana E-Moving ofereceu uma bike elétrica aro 26. Desde então, a empresa distribuiu mais de 200 unidades pela região de Cubatão, Santos, São Vicente, Guarujá, Bertioga e também na cidade de Franca (que não fica na Baixada Santista).
Apesar do foco estar em levar os funcionários ao Centro Histórico de Santos, onde fica a sede da empresa, por meio das bikes elétricas, o projeto cresceu. Mesmo os funcionários que trabalham no regime remoto, ou seja, de casa, podem aderir.
“A gente oferece a bike elétrica com todo o sistema de segurança dela, leitura de segurança e todo o kit de equipamentos de segurança que é capacete, entre outros, que acompanham a bike. Nosso colaborador tem custo zero na utilização dela”, explica o CEO da Mosten, Danilo Abbondanza.
Portanto, quem frequenta a sede, basta solicitar a bike e retirar na empresa. Já aqueles que moram em outras regiões recebem o meio de transporte em casa.
As bicicletas da E-Moving têm autonomia média de 20 km. “As bicicletas estão disponíveis para uso contínuo dos colaboradores, inclusive fora do horário comercial, promovendo mobilidade sustentável também em momentos de lazer”, acrescenta Abbondanza.
No primeiro ano do ‘Vou de Bike’, a E-Moving havia entregue 80 bicicletas aos funcionários da Mosten. Com o sucesso do programa e a ampliação na quantidade das bikes elétricas, a empresa pôde contabilizar o impacto.
Conforme Abbondanza, foi possível neutralizar mais de 8 toneladas de CO2. “Baseada numa premissa de que metade dos colaboradores utilizava ônibus e outra metade carro antes de terem as bikes”, conta o CEO. Além disso, ele conta que a somatória dos km rodados pelos funcionários, entre 2021 a 2024, corresponde a mais de três voltas no mundo.
São quase 200 trabalhadores na empresa e cerca de 90 deles trabalham em regime presencial. Desses, pelo menos 60 utilizam as bikes elétricas para ir à sede da Mosten. “De todo mundo que mora em Santos, a grande maioria vai de bike. E tem algumas pessoas que vêm de São Vicente, de Praia Grande e também do Guarujá, de onde vêm para Santos barca e, depois, de bike elétrica até a empresa”, diz Abbondanza.
O CEO ainda acrescenta que recebeu retorno positivo dos funcionários. Muitos deles relatam aumento na qualidade de vida pelo exercício físico e a redução das horas no trânsito.
Para Abbondanza, implementar um programa como o ‘Vou de Bike’ é uma questão cultural, que promove engajamento em ações sustentáveis e na própria empresa. Além de disponibilizar bikes elétricas, a Mosten conta com outros projetos de atividades físicas, como uma pedalada a cada três meses por Santos.
“No retorno do colaborador com a gente, do engajamento dele no trabalho, de que ele trabalhe 100% com a gente, e que ele entenda o que a empresa faz, com seu impacto positivo na sociedade”, expõe o CEO.
Atualmente, ele explica que as bicicletas têm um custo. Mas, quando esse valor é divido no custo total do colaborador, fica barato. Com a bike elétrica, o funcionário leva um carregador individual, passível de instalação em qualquer tomada, ou pode fazer o carregamento nas imediações da empresa.
Nessa toada de inovação, a Mosten passou por um processo de rebranding, lançado durante a Intermodal South América, que ocorreu no Distrito Anhembi, entre os dias 22 e 24 de abril.
Anteriormente, a empresa de tecnologia se chamada ModalGR. Porém, para ampliar sua atuação em outros setores, o posicionamento da marca mudou. Isso porque a empresa oferece soluções de integração para recintos alfandegados, auditorias e inspeções digitalizadas, validação de processos com eficiência e segurança e eficiência operacional.
Bastante presentes no Porto de Santos, a Mosten tem atuação em outros portos do País e recentemente abriu uma unidade em Portugual. Além disso, a empresa anunciou uma nova sede de Santos, que fica no Centro da cidade. Até o fim do ano, a Mosten espera abrir mais de 100 vagas de emprego.
Leia também: Zona Sul de SP tem sistema comunitário de bicicletas compartilhadas