Moovit e Lime se unem para incentivar viagens multimodais; veja como usar

No Brasil, Lime atua apenas na cidade do rio de Janeiro com patinetes elétricos compartilhados. Foto: Divulgação/Lime
Da Redação
04/08/2021 - Tempo de leitura: 2 minutos, 44 segundos

O aplicativo de mobilidade urbana, Moovit, e a Lime, provedora de veículos elétricos compartilhados, fecharam uma parceria global, na micromobilidade. Dentro do próprio ambiente do Moovit, os usuários podem localizar os patinetes e outros veículos da Lime em 117 cidades de 20 países, incluindo o Rio de Janeiro (RJ), no Brasil.

 O objetivo da parceria é incentivar os deslocamentos multimodais que tenham como origem ou destino pontos e terminais de ônibus ou estações de metrô. De acordo com a Lime, houve crescimento de 45% do uso de patinetes durante os horários de pico no último mês de julho. O monitoramento que o Moovit faz do uso de transporte público também mostra o aumento constante recentemente. 

“Esta união de forças mostra como podemos oferecer formas mais práticas para a integração entre o transporte público e a mobilidade compartilhada. Disponibilizar mais opções para que as pessoas cheguem facilmente aos seus destinos é um componente fundamental da Mobilidade como Serviço (MaaS), especialmente em cidades muito congestionadas. Do Rio de Janeiro a Berlim, a parceria com a Lime vai ajudar muito os nossos usuários a explorar suas cidades”, afirma Nir Erez, CEO e co-fundador do Moovit.

Como funciona

A parceria vale para todas as cidades onde Moovit e Lime atuam. No Brasil, são mostrados apenas os patinetes elétricos. Mas, no exterior, serão exibidos veículos da Lime ainda não trazidos para cá, como scooters e bicicletas elétricas, com as facilidades que o Moovit oferece: informações em tempo real e disponíveis em 45 idiomas.

As rotas criadas pelo Moovit também exibirão opções com os veículos elétricos em viagens diretas, ou combinadas com transporte público. O app informará também a distância a ser caminhada até o patinete.

As rotas criadas no Moovit vão mostrar opções com os patinetes da Lime

Para fazer uma viagem multimodal,  o usuário deve começar a planejar sua rota pela Moovit, digitando o seu local de destino. Na apresentação das Rotas Sugeridas, os patinetes da Lime serão exibidos como opção tanto para uma viagem completa ou como parte de uma rota multimodal, combinada com outros meios de transporte.  

Ao clicar no ícone da Lime, o usuário será direcionado ao app da empresa para desbloquear a patinete e continuar o seu deslocamento. Também é possível usar a aba “Estações”, do Moovit, e checar no mapa onde as patinetes mais próximas estão localizadas, representadas por ícones da Lime.

“Além de ser a mais ampla parceria para a micromobilidade já feita, colaborar com o Moovit é um passo importante no nosso objetivo de ampliar acesso ao transporte compartilhado, acessível e de baixo carbono para cada vez mais usuários. Na medida em que as restrições impostas pela pandemia diminuem, queremos que todos encontrem os veículos da Lime da maneira mais fácil possível, e será possível a integração com o transporte público via Moovit”, diz Wayne Ting, CEO da Lime.