MotoGP: Yamaha estreia YZR-M1 com motor V4 neste final de semana no GP de San Marino

Espanhol Augusto Fernández, piloto de testes da Yamaha, irá disputar a etapa com a nova moto protótipo com motor V4. Fotos: Yamaha

Há 3h - Tempo de leitura: 2 minutos, 3 segundos

A Yamaha apresentou, ontem (11), a nova YZR-M1 equipada com um motor V4. O protótipo da Yamaha na MotoGP estreia neste final de semana no GP de San Marino, na Itália. A nova YZR-M1 com motor V4 será guiada pelo espanhol Augusto Fernández, piloto de testes da marca que irá participar da etapa como convidado (wild card). Entretanto, os pilotos da equipe oficial da Yamaha na MotoGP irão disputar a etapa com a M1 atual e seu motor de quatro em linha.

Classificado como o “início de uma nova era” nas pistas, o motor V4 quebra uma longa tradição dos quatro cilindros em linha nas motos de MotoGP da marca japonesa. Ainda em fase de testes, o motor de quatro cilindros dispostos em “V” é também a aposta da Yamaha para voltar a vencer na categoria. Afinal, nos últimos anos, as marcas europeias com motores V4, como Ducati e Aprilia, têm dominado a MotoGP.

Prova disso é que a Yamaha está apresentando a nova moto protótipo faltando seis etapas para o final da temporada 2025 da MotoGP. Ou seja, a marca está antecipando o lançamento do modelo a tempo de aprimorar a M1 V4 para o ano que vem.

“Assumimos um projeto ambicioso, desenvolvendo um novo motor V4 e uma moto totalmente nova. Um desafio quando realizado simultaneamente ao desenvolvimento da moto de 2025”, declarou o o gerente da divisão de motorsports da Yamaha Racing, Takahiro Sumi.

De acordo com Sumi, o projeto V4 ainda se encontra em fase de desenvolvimento. “Mas uma coisa é certa: queremos devolver a Yamaha ao caminho das vitórias com uma abordagem baseada em evidências”, declarou.

Quartararo e Rins também vão testar a Yamaha V4

Com a participação como wild card no GP de San Marino, a Yamaha tem como objetivo que Fernández teste a moto protótipo em um fim de semana de corrida da MotoGP. De acordo com a marca, o único objetivo é a coletar dados. Nenhuma decisão de desenvolvimento da moto irá se basear nos resultados da etapa deste fim de semana.

Leia também: MotoGP confirma etapa no Brasil em 2026; veja o calendário

A imprensa e os fãs da MotoGP também poderão ver pela primeira vez Fabio Quartararo e Álex Rins em ação a bordo da nova moto na segunda-feira (15), durante o Teste da MotoGP em San Marino.