Natal testa ônibus elétrico, mas não garante implementação definitiva do modelo

Modelo de ônibus elétrico circula por 30 dias em uma única linha da cidade. Foto: Prefeitura de Natal/Divulgação

Há 3h - Tempo de leitura: 1 minuto, 38 segundos

A Prefeitura de Natal, no Rio Grande do Norte, iniciou uma fase de testes com uma unidade do ônibus elétrico Azure A12BR. O período iniciou no dia 16 de abril e segue até o mês seguinte. Conforme a prefeitura, a ideia é entender como funciona o modelo e seu desempenho. Entretanto, não há definição sobre a implementação definitiva do ônibus 100% elétrico. 

Leia também: Conheça o ‘geladão’, nova frota de ônibus de Belém com tarifa zero aos domingos

Fabricado pela TEVX Higer, o Azure A12BR foi projetado pensando no mercado brasileiro. A empresa ocupa destaque na fabricação de ônibus elétricos em todo o mundo. Em Natal, o ônibus realiza a operação da linha N-77 (Parque Coqueiros/Mirassol), por meio da empresa Guanabara

Ônibus elétrico em Natal

O lançamento do serviço experimental ocorreu com a presença do prefeito Paulinho Freire (UB) e do CEO da TEVX Higer, Carlos Eduardo Souza. Aliás, para viabilizar o funcionamento do ônibus elétrico, a TEVX Higer disponibilizou o carregador, equipamentos e cabos. Além disso, a empresa ofereceu treinamento aos motoristas da empresa que gere a linha. 

“Esse é só o começo de um novo tempo para a mobilidade urbana de Natal”, destacou o prefeito. “Durante os 30 dias de testes, vamos oferecer uma operação assistida, com a presença de um instrutor técnico dedicado, que dará todo o suporte necessário ao uso e operação do veículo”, completou o CEO da TEVX Higer.

De acordo com a prefeitura, essa experiência vai permitir que a cidade analise a viabilidade da operação e “abrirá caminho para decisões embasadas sobre sua possível adoção definitiva”. A cidade já conta com ônibus elétricos realizando viagens intermunicipais, uma iniciativa do Governo do Rio Grande do Norte.

Leia também: Ônibus elétricos chegam a Natal; confira como será operação