O uso de aplicativos para viagem no Brasil tem se estabelecido como um dos principais meios de locomoção. De acordo com dados da Uber, por exemplo, ao longo dos dez anos de atividade da plataforma no País, cerca de 125 milhões de pessoas já utilizaram o aplicativo pelo menos uma vez. O número é igual a aproximadamente 80% da população adulta nacional. Com a chegada da 99, o número de viagens por aplicativo cresceu ainda mais.
Leia também: Uber barco: veja como fazer uma viagem pelo Rio Pinheiros com o aplicativo
Com o mercado de plataformas de viagens se consolidando, novas empresas passaram a oferecer serviços alternativos com a mesma proposta. O transporte de passageiros e objetos conta hoje com diversas opções, incluindo serviços exclusivos para grupos específicos ou em regiões únicas. Por isso, reunimos aqui seis exemplos de aplicativos alternativos de viagem disponíveis no Brasil.
O aplicativo de viagens Wappa está presente em 1.500 cidades de todos os Estados do Brasil. Atualmente, a empresa conta com 210 mil motoristas cadastrados, 10 mil clientes e 1 milhão de usuários, de acordo com levantamento interno. Diferente dos aplicativos mais populares, a Wappa opera somente com taxistas, motoristas e entregadores regularizados, com atendimento focado, principalmente, para mercado corporativo. A plataforma também atende ao público geral.
Com o objetivo de oferecer valores mais acessíveis em comparação com outras plataformas, a inDrive funciona com o modelo de “Ofertas em Tempo Real”. A proposta do serviço é que o passageiro determina o preço da viagem em vez do motorista. O aplicativo permite solicitar serviços de transporte entre cidades, entregas e fretes, além de serviços de tarefas sob demanda. De acordo com a empresa, a inDrive alcançou 33 milhões de downloads e 1 milhão de motoristas cadastrados na plataforma em cinco anos desde o início da operação no Brasil.
O principal diferencial da plataforma está na forma como o preço é definido. O aplicativo inverte a ordem de outras empresas, dando autonomia ao passageiros para definir o valor da corrida, ao contrário da ‘tarifa dinâmica’ presente em outros apps.
O aplicativo de viagens Maxim está presente no Brasil desde 2021. A plataforma internacional se destaca em relação às outras iniciativas pelos preços das corridas. De acordo com a empresa, o aplicativo oferece valores mais acessíveis aos clientes e taxas mais baixas aos motoristas associados, o que pode garantir maior rendimento para os parceiros cadastrados. Além disso, o valor da corrida indicado na tela não sofre alteração após o início da viagem.
A Lady Driver é a primeira plataforma de viagem com foco em motoristas e passageiras femininas. O aplicativo surgiu como uma resposta à demanda do público por viagens mais seguras. Para evitar qualquer tipo de violência, apenas mulheres podem ser motoristas ou solicitar viagens. Até hoje, a empresa já soma mais de oito milhões de chamados de passageiras, com 1,5 milhões de downloads do app. A plataforma está disponível em mais de 110 cidades pelo Brasil e conta com, pelo menos, 80 mil motoristas cadastradas.
O aplicativo do Meu Moto Taxi funciona na região metropolitana do Vale do Aço, no Estado de Minas Gerais. A plataforma com foco em caronas funciona nas cidades de Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo e Santana do Paraíso. De acordo com a empresa, os valores do serviço custam 10% do valor em comparação com outros aplicativos.
Aplicativo com foco em caronas, o Blablacar combina economia compartilhada à oportunidade de socialização. Funcionando como uma plataforma de caronas, o app possibilita aos motoristas uma forma de aluguel de espaço vago no carro.
O serviço de carona compartilhada geralmente atende serviços intermunicipais por baixo preço. De acordo com a empresa, a vantagem para o motorista também está no compartilhamento das despesas da viagem com outras pessoas. Para os usuários, os valores costumam ser mais em conta quando comparados com as tarifas de ônibus intermunicipais.