A Ducati revelou ao público a nova Hypermotard 698 Mono, a primeira supermoto, ou supermotard, monocilíndrica da marca italiana. A nova moto Ducati, focada em motociclistas mais jovens, também estreia o inédito Superquadro Mono, motor de um cilindro e 659 cm³ de capacidade, ou seja, quase 700 cc. Primeiro monocilíndrico produzido pela Ducati em 30 anos, produz bons 78,5 cv de potência máxima.
Projetada para ser uma supermoto divertida nos deslocamentos diários, a nova Ducati Hypermotard 698 Mono deve chegar às lojas europeias no início do próximo ano. O modelo também terá uma versão para motociclistas menos experientes, com apenas 43,5 cv. O preço para o mercado europeu, contudo, ainda não foi divulgado. Tampouco, há informações se a nova moto Ducati virá ao Brasil.
Apesar de ser classificada como uma supermotard, como são chamados as motos trail equipadas com rodas aro 17 e pneus esportivos, a Ducati diz que a Hypermotard 698 segue uma receita diferente. De acordo com a marca italiana, a nova moto nasceu a partir dos modelos esportivos da Ducati.
Além do quadro e do trem dianteiro esportivo, o novo motor de um cilindro deriva do V2 da esportiva Panigale 1299. Na verdade, trata-se praticamente da metade do V2 de 1299 cc, de quem herda o diâmetro de 116 mm e um curso extremamente curto de 62,4 mm. Com uma alta taxa de compressão, o propulsor consegue girar mais e produzir ainda mais potência do que outros com a mesma arquitetura.
Com 659 cm³ de capacidade, refrigeração líquida e distribuição de válvula Desmodrômica, de acordo com a Ducati, ele produz 78,5 cavalos de potência a 9.750 rpm. A potência, já impressionante para um monocilíndrico, pode chegar a 85 cv com a instalação de um escapamento Termignoni especial somente para pista. Embora o torque máximo de 6,4 mkgf só chegue aos 8.000 giros, a fabricante italiana garante que ele está bem distribuído em todas as faixas de rotação.
Como outros modelos da marca italiana, a nova moto monocilíndrica da Ducati traz controles eletrônicos de última geração. Além de quatro modos de pilotagem, há sistema ABS e controle de tração otimizada para curvas, dispositivo antiwheeling, controle do freio motor e até quickshifter como opcional. Tudo controlado por meio de um painel LCD de 3,8” com fundo blackout para facilitar a leitura.
Compacta, a nova Ducati Hypermotard 698 Mono pesa somente 151 kg (sem combustível). O baixo peso resulta do quadro em treliça e também das rodas de liga leve. Até mesmo os freios e as suspensões usam alumínio em sua construção para reduzir o peso da nova moto da Ducati.
Na dianteira, o garfo telescópico invertido Marzocchi, totalmente regulável, tem tubos de 45 mm. Já na traseira, o braço oscilante, leve e de linhas simples, trabalha através de uma ligação progressiva com o amortecedor traseiro totalmente regulável. Nas rodas, encontram-se montados pneus Pirelli Diablo Rosso IV, nas medidas de 120/70 ZR 17, à frente, e 160/60 ZR 17, atrás.
O sistema de freios usa um disco de 330 mm, desenvolvido especificamente pela Brembo para a Hypermotard 698 Mono, com pinça radial, na dianteira. Na traseira, há um disco de 240 mm, também projetado especificamente para o modelo.
Já na ergonomia, a posição de pilotagem foi desenhada para garantir o máximo controle em condução esportiva. O guidão, de secção variável, proporcionar uma posição dominante, favorecendo a movimentação do corpo.
A nova Hypermotard 698 Mono chega às concessionárias Ducati a partir de janeiro, na clássica pintura Ducati Red. A nova super moto da Ducati também terá uma versão mais racing, chamada de RVE, com grafismos esclusivos, quadro na cor preta e quickshifter de série.
Para os motociclistas mais jovens, detentores da carta A2, a Ducati disponibiliza a versão com potência limitada a 35 kW. Nesta versão o Superquadro Mono entrega 43,5 cv às 6.250 rpm e 5 kgm às 5.750 rpm.