A Yamaha apresenta a nova scooter Fluo ABS. Com motor de 125 cc e rodas de 12 polegadas, a nova Yamaha Fluo traz diversos equipamentos até então inéditos no segmento de scooters de entrada, como freio ABS na dianteira, chave de presença e sistema “Start & Stop”.
Com visual moderno e farol de LED, a nova scooter Yamaha Fluo ABS chega às lojas em abril com preço sugerido de R$ 13.390 (+ frete) – em São Paulo, o valor é de R$ 13.848, devido à maior alíquota do ICMS no estado. A Fluo ABS terá três opções de cores – azul metálico, branca e preta – e quatro anos de garantia.
O motor de um cilindro tem 125 cm³, comando simples no cabeçote (SOHC) e duas válvulas. Arrefecido a ar e alimentado por injeção eletrônica, usa só gasolina e produz 9,5 cv de potência máxima a 8.000 rpm e 1,0 kgf.m de torque a 5.500 giros na Fluo ABS. O câmbio é automático do tipo CVT, como na maioria das scooters.
Derivado do motor da scooter Neo 125, o propulsor sofreu alterações para abrigar o sistema “Start & Stop” da Yamaha. O sistema identifica quando o scooter para e automaticamente desliga o motor, reduzindo o consumo de combustível e a emissão de poluentes. Para que o motor volte a funcionar, basta acelerar novamente.
O sistema Stop & Start da Yamaha é capaz de “perceber” se a scooter trafega em condições normais ou em situações de tráfego intenso, modulando seu funcionamento. Em tráfego normal, o sistema desliga o motor após paradas de 1,5 segundo; já no tráfego intenso, em que as paradas são mais frequentes, o motor desliga apenas após 5 segundos.
Em tempos de gasolina nas alturas, a Fluo ainda conta com a função “ECO” no painel digital. Ela indica quando o condutor está pilotando de forma mais econômica, gastando, assim, menos combustível.
Construída sobre um chassi tubular em aço, desenhado para oferecer resistência, baixo centro de gravidade e levez, a Fluo ABS pesa apenas 98 kg a seco (102 kg em ordem de marcha).
A Fluo ABS tem rodas de liga-leve de 12 polegadas, calçadas com pneus sem câmara. Para aumentar o conforto e auxiliar na absorção de impactos, a Yamaha adotou pneus mais largos que os normalmente utilizados nesse tipo de scooter de roda pequena. No caso da Fluo, as medidas são: 100/90, na dianteira, e 110/90, na traseira.
O motor é integrado a balança traseira para, segundo a Yamaha, reduzir as vibrações. As suspensões são do tipo garfo telescópico convencional, na frente, com 90 mm de curso; e apenas um amortecedor, fixado lateralmente, na traseira, com 88 mm de curso.
O grande diferencial da Fluo, porém, está nos freios. O modelo é a única scooter de entrada equipada com freio ABS, que atua apenas na pinça simples do disco dianteiro de 200 mm. Na traseira, o freio é a tambor, com 130 mm de diâmetro.
Com desenho moderno, linhas arredondadas e farol de LED, a Fluo ABS traz também diversos itens de conforto, que não são comuns nas scooters de entrada. Além do sistema Start & Stop e do ABS na dianteira, a nova scooter de 125 cc da Yamaha conta com chave de presença (Smart Key).
O sistema dispensa o uso da chave para ligar a scooter e permite abrir o bocal do tanque e o compartimento sob o assento. Com 25 litros de capacidade, o espaço sob o banco comporta até um capacete fechado de grandes dimensões.
Vale destacar ainda a posição do bocal do tanque de combustível, localizado no escudo frontal da Fluo. Dessa forma, não é preciso abrir o banco e retirar as “tralhas”, quando for abastecer o tanque de 4,2 litros. Ainda no escudo, o condutor encontra uma útil e prática tomada 12V. Segundo a Yamaha, esse foi um pedido dos consumidores de scooters em pesquisa realizada pela marca japonesa.
Embora já contasse com uma scooter de entrada, a Neo 125, vendida a R$ 11.090, a Yamaha percebeu a necessidade de ter um modelo mais moderno e com mais tecnologia para disputar o mercado com a Honda Elite 125, segunda scooter mais vendida em 2021, com 21.797 unidades emplacadas. Assim nasceu a nova Yamaha Fluo ABS.
Para brigar com a Elite 125, a nova scooter Yamaha Fluo traz diversos diferenciais para o segmento de scooters de entrada. A começar pelo freio ABS e o sistema Start & Stop, que se traduzem em mais segurança e economia de combustível. Outra vantagem do modelo de 125 cc da Yamaha em relação a sua rival da Honda é a chave Smart Key, um item de praticidade para quem usa a scooter no dia a dia.
As rodas de 12 polegadas, maiores do que na Elite 125, que tem roda aro 10 na traseira, também são, à primeira vista, pontos positivos da nova Yamaha Fluo. Em teoria, as rodas maiores e os pneus mais largos absorvem melhor as imperfeições das ruas e avenidas – uma crítica frequente às scooters de roda pequena é a dificuldade de conviver com o asfalto malcuidado de nossas cidades.
Por outro lado, todos esses diferenciais têm um “preço”. E, no caso da Fluo, é maior do que a Elite 125. A scooter da Honda tem preço sugerido de R$ 10.850, sem frete e seguro; enquanto a nova Yamaha será vendida por R$ 13.390, também sem frete.
Segundo Hélio Ninomiya, gerente de Marketing, Planejamento e Treinamento da Yamaha no Brasil, os equipamentos extras e toda a tecnologia embarcada na nova Fluo justificam o preço mais elevado. “Para quem procura uma scooter de entrada mais em conta, oferecemos a Neo 125, que continua em linha e ainda tem o diferencial das rodas de 14 polegadas”, alerta o executivo.