Rheimetall lança carregador elétrico no meio-fio comercialmente
Concluída a fase de testes, a fabricante alemã “Rheinmetall AG” afirmou em maio que está pronta para lançar no mercado sua nova tecnologia de carregador de carro elétrico. O “Curb Charger”, carregador de meio-fio em tradução livre, é um dispositivo instalado no nível do chão em locais de estacionamento de vias públicas. O dispositivo tem tecnologia para funcionar mesmo sob chuva, garante carregamento rápido e é de nível 2, com 22 kW de potência máxima.
Os testes do projeto piloto começaram em julho de 2024 nas ruas de Lindenthal, um dos bairros da cidade de Colônia, na Alemanha. O objetivo, diz a empresa, era avaliar a praticabilidade da tecnologia e se eram necessários ajustes ao desenho do equipamento.
Leia também: Carro elétrico: supercarregador da BYD, eletroposto móvel e parcerias são algumas das novidades
Ao longo desse período foram 2.800 ciclos de carga, uma média de mais de 2 ciclos por dia em cada ponto de carregamento. Os resultados mostram que os equipamentos suportaram diversas condições de clima, com disponibilidade técnica de 99% ao longo do período – isso é, foi necessário para manutenção apenas 1% do tempo de funcionamento.
Com o fim do período de testes, os quatro pontos de carga na cidade de Colônia vão se tornar fixos e entrar em operação regular. A iniciativa é uma parceria da “Rheinmetall” com a cidade de Colônia e a “TankE”, operadora de infraestrutura de energia elétrica da cidade.
De acordo com Christoph Müller, CEO da divisão de sistemas de potência da “Rheinmetall”, “nosso produto integra a eletrônica do carregador em um meio-fio padrão para permitir o carregamento de veículos elétricos diretamente na beira da estrada – sem barreiras de obstrução, invasão da área de pedestres ou problemas de segurança ou estética”.
“É assim que contribuímos para a transição da mobilidade com soluções inovadoras. Nosso ‘Curb Charger’ está pronto para produção em série. Com isso, a infraestrutura de carregamento urbano é repensada: economiza espaço, é robusta, sem barreiras – e integrada às estruturas urbanas existentes.”
Leia também: Transição energética: projetos de estradas eletrificadas começam a sair do papel no exterior
Os resultados dos testes foram publicados em um artigo. No total, os carregadores transmitiram mais de 50 MWh de energia elétrica para os veículos, uma média de 19 kWH por ciclo, o que garante autonomia por cerca de 120 km. Um dos detalhes técnicos destacados é a facilidade de manutenção. O módulo instalado no chão pode ser retirado por completo com facilidade, permitindo que seja substituído e a manutenção feita em bancada, sem impactar os usuários.
Um grupo de 100 usuários participou de uma avaliação voluntária. Em média, os carregadores receberam uma nota de 4,38, sendo 5 o valor máximo. Em comparação com estações de carregamento convencionais, o “Curb Charger” foi melhor avaliado em pontos como integração na paisagem urbana existente, proteção contra vandalismo, economia de espaço, conservação de linhas de visão e risco reduzido de tropeçar em cabos de carregamento.
O produto foi apresentado na feira internacional de mobilidade elétrica “Power2Drive”, em Munique, no começo de maio.