As obras para a ampliação da Estação Santo Amaro foram retomadas na segunda-feira, 24, em São Paulo. A entrega da construção na Linha 5-Lilás está prevista para o segundo semestre de 2024. Durante a obra, não haverá interferência na rotina dos passageiros dentro da estação, que atende os passageiros da Linha 5-Lilás e da Linha 9-Esmeralda, da CPMT. De acordo com a ViaMobilidade, a operação das duas linhas seguirá inalterada.
Essa é a maior intervenção prevista no contrato de concessão da operadora na Linha 5-Lilás, segundo a ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação e manutenção da linha. A empresa contratada para executar o projeto é a EGTC Infra, responsável por obras no BRT de Salvador, Bahia e no Aeroporto Internacional Pinto Martins em Fortaleza, Ceará, por exemplo.
As obras estão paradas há quase dois anos. Em agosto de 2021, parte da estrutura de uma passarela caiu no Rio Pinheiros, na capital paulista. Inicialmente, o trabalho deveria ter sido entregue no início do ano passado, no dia 25 de janeiro de 2022. Em 2022, a A ViaMobilidade assumiu a concessão de novas linhas, em um contrato válido por 30 anos.
O espaço é usado para a transferência de passageiros para a Linha 9-Esmeralda de trens metropolitanos que tem registrado um aumento de usuários. O fluxo cresceu mais de 90% desde a abertura de várias estações da Linha 5-Lilás. Atualmente, mais de 75 mil pessoas, em média, passam em cada dia útil pela Estação Santo Amaro.
Com o objetivo de adequar as instalações ao crescimento da demanda de transferência estão programados vários serviços, como alargamento em 7 metros de duas plataformas auxiliares. Além disso, para a extremidade do lado da Linha 9-Esmeralda, cada plataforma de embarque deverá receber mais três escadas rolantes e uma escada fixa, além da implantação de elevadores.
– Novas estruturas construídas paralelamente às plataformas de embarque existentes devem melhorar o tráfego de passageiros nos dois sentidos;
– Sobre os elevadores: dois no lado da saída para a Avenida Guido Caloi e outros dois pelo lado da Linha 9-Esmeralda. Estes equipamentos melhorarão a acessibilidade para os clientes com dificuldades de locomoção, como cadeirantes, idosos, famílias com carrinhos de bebê, entre outros;
– Ampliação do mezanino da estação na Linha 9-Esmeralda e da passarela de integração existente em 14 metros, com implantação de duas novas escadas rolantes de acesso à plataforma;
– Construção de uma nova passarela de integração entre as duas estações, com largura de seis metros;
– Requalificação do acesso ao mezanino da estação da Linha 9-Esmeralda, com a implantação de novo conjunto de bilheterias e substituição dos bloqueios de integração por câmeras de contagem, funcionalmente compatíveis com os sistemas já existentes;
– Remanejamento de salas operacionais da estação da Linha 9-Esmeralda para um espaço que facilite a circulação de passageiros.