Omio, plataforma multimodal de compra de passagens, chega ao Brasil

Embora atue nos segmentos rodoviário e aéreo, foco da Omio no Brasil será no rodoviário. Foto: Adobe Stock

01/10/2025 - Tempo de leitura: 2 minutos, 3 segundos

A plataforma Omio, de compra de passagens multimodal, anunciou na quarta-feira (1º/10) o início oficial das operações no Brasil. De acordo com Vitor Lalor, country manager da empresa de origem alemã, a companhia vende globalmente mais de 1 bilhão de passagens por ano nos modais rodoviário, aéreo e ferroviário.

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No Brasil, a plataforma iniciou em julho como fase de testes, com foco na venda de passagens de ônibus e de avião. “A empresa atua na Europa há mais de dez anos e temos crescido também em outros mercados, como no sudeste asiático. E o Brasil sempre foi muito atrativo para a empresa. Falando apenas do potencial do turismo, esse mercado movimentou em torno de R$ 200 bilhões em 2024”, afirma Lalor.

Multimodalidade e foco na experiência do usuário

O country manager da Omio explica que o objetivo da plataforma no Brasil é resolver as dores do consumidor que quer viajar e precisa consultar diversas plataformas para comparar preços e comprar os tíquetes para seus deslocamentos.

“O Brasil é muito atrativo porque o mercado é muito fragmentado. De acordo com a Associação Nacional dos Transportadores Terrestres (ANTT), o Brasil vende em torno de 45 milhões de passagens de ônibus por ano. E há mais de 300 operadores rodoviários por aqui. Viemos para simplificar essa integração e queremos ser reconhecidos por resolver essa dor dos clientes”, finaliza o executivo.

Embora a empresa atue no Brasil nos segmentos rodoviário e aéreo, o foco do negócio no Brasil será o transporte rodoviário, de acordo com Lalor. “Vale lembrar também que, como atuamos em outros países, os brasileiros em viagens internacionais também poderão usar nossa plataforma para a compra de seus tíquetes”, explica.

Segundo o executivo, entre os diferenciais oferecidos pela companhia para os operadores de transporte rodoviário estão as parcerias de marketing. “Como temos um volume gigante de dados, podemos trabalhar junto a essas empresas em ações comuns de marketing e de comunicação”, afirma o executivo.

Outra área de atuação muito importante será o acesso mais facilitado na plataforma para os estrangeiros. “Por exemplo, podemos direcionar comunicações com estrangeiros nas rotas turísticas, porque sabemos que eles enfrentam barreiras para a compra de passagens. Uma delas é a exigência de CPF, por exemplo”, exemplifica Lalor.